terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Domingos Dias eleito Presidente da Distrital do PSD

A Distrital Social Democrata foi a votos e elegeu o actual Presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar.

O jantar de Natal do PSD de Vila Pouca de Aguiar, que ocorreu a 19 de Dezembro e onde estiveram cerca de 400 pessoas, ficou marcado pela eleição de Domingos Dias para a liderança da distrital social-democrata.
Os sociais-democratas dos 14 concelhos que compõem o distrito de Vila Real escolheram um novo líder que vai presidir à Comissão Política daquela que é a quinta distrital social-democrata a nível nacional.
Pedro Passos Coelho, presente neste encontro, mostrou confiança no primeiro aguiarense a conseguir um cargo desta envergadura política, dizendo que Domingos Dias “vai, com certeza, fazer um bom trabalho a nível partidário no distrito, até porque é claro o trabalho de desenvolvimento que se vê no concelho de Vila Pouca de Aguiar”.
Domingos Dias falou de uma verdadeira mudança no país que diz só ser possível se for retirado “quem está no poder”. O novo líder da distrital laranja realçou também a importância de se olhar para o interior, e em especial para Vila Real, distrito sobre o qual disse que tudo vai fazer para “ajudar” os autarcas sociais-democratas a vencerem os respectivos desafios.
Na apresentação da sua candidatura, o agora presidente lançou como objectivos fazer apostas a nível político e autárquico, bem como “no capital político e humano dos militantes”. Domingos Dias lembrou também, nessa altura, que era urgente dar ênfase aos jovens e aos novos quadros do partido, de forma a unir o PSD em torno de candidaturas “próprias e ganhadoras” em todos os municípios e em todas as freguesias. O líder da distrital quer ainda promover a coordenação entre os militantes do distrito de Vila Real com todos os órgãos do PSD, distritais e nacionais.
As eleições, abertas a um universo de cerca de quatro mil votantes, decorreram a 19 de Dezembro, tendo sido eleito Domingos Dias praticamente por unanimidade.
Fonte: in Mensageiro Notícias; 30-01-2008

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Boas Festas

Comunicado de Imprensa

A Juventude Social Democrata de Sabrosa colocou no dia 20 de Dezembro de 2008, em dia marcado pela visita do Exmo. Sr. Primeiro-Ministro a São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, um outdoor.

Em dia de visita do governante, no sentido de iniciar a construção do “Espaço Miguel Torga”, a título simbólico, com a colocação da primeira pedra no local, a JSD de Sabrosa marcou a ocasião com a colocação do referido outdoor, onde apela aos portugueses, em geral, e aos sabrosences em particular, para fazerem uma avaliação do mandato do Eng. José Sócrates.

Por considerar que, ao contrário do que tem vindo a ser demonstrado pelo Governo, a grande maioria dos portugueses está certa em relação a algumas das medidas mais polémicas que têm vindo a ser levadas a cabo pelo Governo, e considerando as grandes manifestações que têm vindo a marcar este mandato, e refira-se a título de exemplo, as mais recentes mega manifestações dos professores, entre outras, a JSD de Sabrosa apela, no referido outdoor, a que em 2009, nas eleições legislativas, os portugueses não se esqueçam de tamanhas manifestações de descontentamento com as políticas seguidas, e que, na lógica da quadra natalícia que vivemos, dêem uma prenda ao país, um novo Governo, e não mais do mesmo.

A JSD de Sabrosa, e ainda no contexto da época festiva em que nos encontramos, aproveita também, no referido outdoor, para desejar as Boas Festas a todos os sabrosences, votos que reitera.

Ainda no mesmo dia, realizou-se também o tradicional jantar de natal da JSD, que decorreu em clima da festa, com uma excelente aderência de militantes e amigos da “família” JSD de Sabrosa, aos quais se agradece pela participação e entusiasmo demonstrado.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Jantar de Natal JSD de Sabrosa

Decorreu também no dia 20 de Dezembro de 2008, o 1º Jantar de Natal da JSD de Sabrosa.

Em claro clima de festa, os "jotas" do concelho reuniram-se em número considerável, e aderiram à iniciativa proposta, e que já se esperava animada, da troca de prendas.

Em claro clima festivo, e de confraternização, como a prória época natalícia o exigia, não só se trocaram prendas, mas também houve ainda um debate político "saudável e motivante", tendo-se verificado um manifesto entusiamo em torno do mesmo, até porque o mesmo além de estabelecer as "metas" a curto prazo da JSD de Sabrosa, serviu também para a mesma refletir sobre, e fazer um balanço da sua actividade ao longo do último ano, e principalmente considerando que esta se havia iniciado à aproximadamente um ano, altura em que alguns companheiros iniciaram actividade no sentido de reactivar a "jota" local.

No mesmo, a convite da CPS da JSD de Sabrosa, fizeram-se representar também a JSD de Vila Real, com a presença de vários membros da mesma, e a Comissão Política Nacional, com a presença de Tiago Sá Carneiro.

Assim sendo a JSD de Sabrosa congratula-se mais uma vez pela enorme aderência e entusiasmo demonstrados, querendo deste modo agradecer a todos os presentes pela presença, mas também, e acima de tudo, pelo "espírito" e entusiamo demonstrados.

Alguns momentos do Jantar

sábado, 20 de dezembro de 2008

JSD de Sabrosa coloca outdoor

A Juventude Social Democrata de Sabrosa colocou no dia 20 de Dezembro de 2008, em dia marcado pela visita do Exmo. Sr. Primeiro-Ministro a São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, um outdoor.

Ainda no contexto da época festiva em que nos encontramos, a JSD de Sabrosa aproveitou também, no referido outdoor, para desejar as Boas Festas a todos os sabrosences.

A colocação do mesmo realizou-se no local onde a JSD já tinha outro outdoor, sendo que substituiu o outdoor que detinha naquele espaço, por um novo, ou seja, junto à rotunda do município, à entrada de Sabrosa.

Com a colocação deste outdoor, a JSD de Sabrosa apela aos sabrosences para que reflitam sobre o rumo político que o País leva, sendo que deixa uma mensagem de esperança e mudança aos portugueses, em geral, e aos sabrosences em particular, mas que obviamente está dependente da vontade dos mesmos.

Por isso mesmo, apela a que também neste período festivo não se alheiem dos problemas políticos do nosso país e que se preparem para o importante período de escolhas políticas, em 2009, mantendo-se assim, a JSD de Sabrosa, e tal como tem vindo a pautar a sua accção política, na senda de uma refleção e participação na vida política do País.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Miguel Torga: Espaço de homenagem começa a ser construído em Janeiro

A construção do Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, tem início em Janeiro, com um investimento previsto de 2,7 milhões de euros, para homenagear o mais conhecido dos escritores transmontanos, anunciou hoje fonte da autarquia.

A Câmara de Sabrosa adjudicou o equipamento cultural, que vai ser construído em terrenos próximos da casa onde nasceu o escritor, em São Martinho de Anta, na semana passada à empresa Manuel Vieira & Irmãos Lda. O projecto do Espaço Torga é assinado pelo arquitecto Souto Moura.

Miguel Torga, cujo nome de baptismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995, em Coimbra.

Segundo a autarquia, a obra iniciar-se-á em Janeiro com um prazo de execução de 16 meses.
"Ou seja, até final de 2010 deverá ser concluído o "Espaço Torga" que constituirá sem dúvida um ícone dos equipamentos culturais da região e do nosso país", salientou a câmara em comunicado.

Esta iniciativa da Câmara de Sabrosa, acolheu todo o apoio do primeiro-ministro, José Sócrates, que, no decorrer de uma visita a São Martinho de Anta em Junho do ano passado, afirmou que foi "através de Torga" que aprendeu a conhecer-se a si próprio e a Portugal.

A filha do poeta, Clara Rocha, também se associou ao projecto e disse esperar que este espaço se transforme num centro de cultura que interaja outros espaços de homenagem aos escritores Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco.

"Finalmente na terra de Miguel Torga, haverá um espaço centrado no escritor, na evocação das suas origens e lugares de memória, relacionado com o território e com objectivos programáticos inovadores", acrescenta ainda a autarquia.

O objectivo é que o Espaço Torga constitua um centro literário de referência, articulado em permanência com outros congéneres do país e do estrangeiro, servindo ainda como um centro de interpretação e divulgação da obra torguiana, com biblioteca, livraria, auditório e sala de exposições.

A intenção da autarquia é também estimular o turismo cultural, sendo que, actualmente, centenas de pessoas já se deslocam à região transmontana para ver os locais que serviram de inspiração ao escritor.

Apesar de ter vivido em Coimbra, Torga visitava muitas vezes a sua terra natal. Com o reconhecimento da obra foram muitas as homenagens prestadas ao autor.

Hoje, a principal rua de São Martinho de Anta tem o nome do escritor, existe um Círculo Cultural em sua homenagem na localidade e, em breve, abrirá o Espaço Torga.

A partir deste espaço serão também organizados percursos pelos locais descritos na obra do autor, como a casa onde nasceu, o seu primeiro consultório e o negrilho [árvore de grande porte] localizado no centro da vila, que foi muitas vezes descrito nos seus poemas e curiosamente secou no mesmo ano da morte de Miguel Torga.

Miguel Torga formou-se em medicina pela Universidade de Coimbra. Em 1976, foi distinguido com o Grande Prémio Internacional de Poesia das Bienais Internacionais de Knokke-Heist e em 1981 com o Prémio Montaigne (Alemanha). Em 1989 recebeu o Prémio Camões.

Em 1992, foi eleito Figura do Ano da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira em Portugal.

Entre algumas das obras de Torga destacam-se os "Contos da Montanha", "Bichos", "A Criação do Mundo", "Senhor Ventura" ou "Vindima", e na poesia "Rampa", "Abismo", "Lamentação", "Libertação" ou "Poemas Ibéricos".


Fonte: in Lusa; 16-12-2008

domingo, 7 de dezembro de 2008

Cedências na Educação só na véspera de eleições

A ministra da Educação foi ontem ao Parlamento admitir que o modelo de avaliação dos professores pode vir a ser alterado e até substituído. Nunca neste ano lectivo, mas para o próximo.

Um calendário que permite a Maria de Lurdes Rodrigues avançar para negociações com os docentes pouco antes das legislativas de 2009. O modelo de avaliação dos professores pode ser alterado ou mesmo substituído no próximo ano lectivo - mas no actual é para aplicar.

Foi isto que a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi dizer ao Parlamento, perante uma oposição que, de forma unânime, exige a suspensão do processo.

Nem pensar, foi a reacção da ministra - o modelo tem de ser aplicado para que possa ser avaliado.

Uma avaliação que abrirá espaço à negociação no final do ano lectivo. Ou seja, pouco antes das legislativas."Uma vez iniciada neste ano lectivo uma avaliação séria dos professores estarei totalmente aberta a que se discutam todas as alterações, todas as melhorias a este modelo, ou mesmo à sua substituição", afirmou a ministra da Educação, antes de acrescentar - "Mas nos actos lectivos seguintes, não neste.

"A disponibilidade de Maria de Lurdes Rodrigues para aceitar alterações fica assim remetida para os meses de Junho/Julho do próximo ano - ou seja, nas vésperas das eleições legislativas, que deverão ser marcadas para Setembro. A posição de Maria de Lurdes Rodrigues foi depois reiterada pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, mas com uma mensagem dirigida aos sindicatos do sector: "Da aplicação dos modelos de avaliação decorrem conclusões que um acompanhamento adequado permite identificar. É isso que está a ser feito", sublinhou, antes de advertir que o Governo "não negoceia sob chantagem ou ultimato".
Declarações que não impediram a responsável da Educação de avaliar o modelo, na versão anterior às alterações introduzidas pelo Executivo nas últimas semanas: "Era mais burocrático do que devia, provocando uma sobrecarga de trabalho burocrático aos professores, avaliadores e avaliados".

Recusando as acusações de "intransigência", a titular da Educação insistiu, no entanto, que a suspensão do processo de avaliação seja uma hipótese admissível. "Não posso aceitar. A consequência seria o regresso ao passado e isso não admitirei", sublinhou, acrescentando que "só o conservadorismo, à esquerda e à direita, ficaria contente" com esta situação.

domingo, 30 de novembro de 2008

Pedro Rodrigues re-eleito Presidente da JSD

Pedro Rodrigues foi re-eleito este domingo para a presidência da Juventude Social-Democrata (JSD).

A lista de Pedro Rodrigues ganhou a votação para a Comissão Nacional (CPN) no Congresso da JSD, que terminou hoje em Penafiel, com 308 votos, enquanto que a lista B, encabeçada por Bruno Ventura, foi apoiada por 245 congressistas.

A lista A venceu todas as votações para os órgãos nacionais da JSD.

A Secção da JSD de Sabrosa dá assim os parabéns publicamente, e saúda o Presidente re-eleito, Pedro Rodrigues, saudando também o candidato derrotado, Bruno Ventura, que tão honrosamente se bateu pela liderança, querendo ainda dar também os parabéns à organização do XX Congresso, que em muito elevou a reputação da JSD, com o aceso e interessante debate político, com as inciativas de índole social, e com uma grandiosa sessão de encerramento.

sábado, 29 de novembro de 2008

JSD de Sabrosa participa no XX Congresso Nacional da JSD

Realizando-se nos dias 28, 29 e 30 de Novembro, em Penafiel, o XX Congresso Nacional da JSD conta com duas candidaturas à liderança Nacional da JSD, uma liderada por Pedro Rodrigues, Lista A, e outra por Bruno Ventura, Lista B.

A JSD de Sabrosa integra este Congresso, a decorrer, sendo a sua delegação composta (na foto, da esquerda para a direita) pelo Presidente da Comissão Política de Secção, Miguel Tuna, pelo seu Vice-Presidente, José Teixeira, e por Rodolfo Cruz, Vogal responsável pelo Departamento Desportivo, e ainda pelo Presidente da Mesa do Plenário, Sérgio Barros.

Decorrem ainda, em paralelo ao Congresso, duas iniciativas de louvar por parte da JSD, uma campanha recolha de alimentos para doação a instituições com cariz de apoio social, e uma recolha de sangue, no sentido de se poderem apurar possíveis doadores de medula... Iniciativas que em muito honram o nome Nacional da Juventude Social Democrata...

De notar que de acordo com Miguel Tuna, a JSD de Sabrosa, que foi a Congresso Nacional com apenas um delegado em condições de voto, o próprio, não tomou posição oficial por nenhuma candidatura, tendo este mantido a estrutura à margem desta eleição: "Era uma posição de coerência política manter a decisão apenas ao nível dos delegados, principalmente tendo em conta que, e por questões estatutárias, apenas pudemos trazer a este Congresso Nacional da JSD um delegado em condições de voto, e não os que o rateio nacional nos atribuiu", o que segundo o mesmo "seria demagogia política colocar a estrutura a discutir uma posição oficial, considerando que apenas leva um representante a Congresso, e que a sua posição poderia-se alterar durante a sua participação no mesmo", daí que tenha sido sustendado, em discussão interna, a não tomada de posição oficial da estrutura, e por isso Miguel Tuna refere ainda que " foi com todo o prazer que ouvi os militantes de forma a me informar o mais possível sobre o seu sentido de voto, e os militantes sabem que isso em nada os diminuiu, bem como tive todo o prazer em os ouvir, explicar as implicações de uma tomada de posição oficial, e também o terei em cumprir o sentido de voto que seria o da grande maioria dos muitos que ouvi", "sabem que o meu voto terá em enorme consideração o candidato que eles me recomendaram e irá para o candidato que melhor sirva os interesses da nossa Secção e da própria JSD a nível Nacional".

O Congresso Nacional da JSD tem previsto o decorrer das eleições para os órgãos da "jota", para o período das 8.30h às 13h de dia 30 de Novembro, estando prevista para as 17h do mesmo dia a Tomada de Posse dos eleitos para tal, e a Sessão de Encerramento por Manuela Ferreira Leite, Presidente do PSD.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

172º aniversário do Concelho

Em 1836, por decreto real de D. Maria II instaurou-se o Concelho de Sabrosa, que no passado dia 6 de Novembro celebrou o seu 172º aniversário sobre essa data. As comemorações decorreram no dia 9, a fim de possibilitar que toda a população do concelho pudesse participar.

Em dia de aniversário e em jeito de balanço, o presidente da Câmara, José Marques, lembrou o trabalho desenvolvido “juntamente com os munícipes mas também com investigadores e estudiosos de desenvolvimento local e de ordenamento do território, para aferir e enriquecer o plano estratégico para o Concelho”.

“No ano seguinte, pareceu-nos pertinente a reflexão sobre o papel das autarquias e as oportunidades no âmbito do QREN, o actual quadro de fundos comunitários, e este ano resolvemos centrar as comemorações naquele que é o factor crucial de desenvolvimento de qualquer região ou país que são as pessoas e a sua participação nas causas públicas”. José Marques defendeu ainda que “nenhum de nós tem dúvidas de que é na educação e no ensino que começamos a construir o futuro dos nossos munícipes.

Uma educação com qualidade é o primeiro passo para esbater a desigualdade de oportunidades. Não é por acaso que no ranking das escolas, cujos critérios já sabemos que são discutíveis, mas o que é certo é que, ano após ano, os primeiros lugares são sistematicamente ocupados por escolas das grandes cidades”. “No entanto, não há só más notícias pois nem calculam a alegria que me deu o facto de os alunos de Sabrosa terem recebido o computador Magalhães antes da maior parte dos alunos de Lisboa ou das outras grandes cidades”, acrescentou.

No final do discurso, foi entregue a Medalha de Ouro de Mérito Municipal a Leonido Augusto da Silva, ex-presidente da Junta de Freguesia de Parada do Pinhão, pelo excelente trabalho desempenhado ao serviço daquela instituição durante 44 anos, 20 dos quais como presidente. “O Sr. Leonido, a quem vou ter a honra de atribuir a mais alta condecoração municipal – a medalha de ouro do Município, constitui um caso de continuada intervenção cívica e política, ao longo dos anos, em favor de causas comuns e de utilidade reconhecida”, referiu o autarca.

Houve ainda tempo para o acto simbólico de oferecer a todos os presidentes de Junta do Concelho uma bandeira do município e foi exibido um filme promocional de Sabrosa, documentário com produção de qualidade, excelente fotografia e que já existe traduzido em Inglês, tendo no passado mês de Outubro sido objecto de apresentação e distribuição no 6º Fórum Mundial de Turismo, que este ano se realizou em Cebu, nas Filipinas.

No final, as vozes populares juntaram-se aos sons da Banda de Música e cantaram-se os parabéns ao Município, num momento de confraternização e convívio durante o qual todos puderam provar o bolo de aniversário.

Fonte: in Notícias de Vila Real; 11-11-2008

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Alunos obrigaram ministra a deixar Fafe

Cerca de três centenas de manifestantes, entre alunos e professores, obrigaram esta tarde a Ministra da Educação a abandonar a cidade de Fafe, sem cumprir o evento que tinha programado. Com palavras de ordem e ovos, os protestantes nem deixaram a ministra pôr o pé fora do carro.

Maria de Lurdes Rodrigues tinha programada a presença na entrega de diplomas a mais formandos do Centro de Novas Oportunidades da Escola Profissional de Fafe. À chegada ao Estúdio Fénix, local marcado para a sessão, Maria de Lurdes Rodrigues deparou-se com a manifestação.

Os alunos aproximaram-se rapidamente da viatura oficial, alguns atirando ovos, e a ministra nem chegou a sair do carro. Após uma curta conversa circunstancial com o presidente da Câmara Municipal o carro da governante arrancou a grande velocidade em direcção à auto-estrada.
Na sua frente seguiu o carro que transportava Margarida Moreira, directora da Direcção Regional de Educação do Norte. Sujeito à ira dos alunos esteve a viatura oficial do município de Fafe.

Após este incidente chegaram ao local mais reforços da GNR que controlaram a situação. No entanto, há a registar a identificação de alguns alunos e a apreensão de algumas caixas de ovos.

A cerimónia de entrega de diplomas decorreu sem a presença da Ministra.

Fonte: in Jornal de Noticias; 11-11-2008

domingo, 9 de novembro de 2008

Manifestação reúne dezenas de milhares de docentes em Lisboa

A Plataforma Sindical de professores convocou para 19 de Janeiro uma greve nacional, que a estrutura antevê como a maior de sempre contra as políticas educativas do Governo. A proposta foi anunciada durante a manifestação nacional de docentes que decorre esta tarde em Lisboa, com a participação de dezenas de milhares de pessoas.
A manifestação esteve concentrada desde as 14h30 no Terreiro do Paço mas os professores já começaram a deslocar-se em direcção ao Restauradores, para depois seguirem para o Marquês de Pombal, onde termina o desfile de protesto. Quando ainda não foram avançados números oficiais da adesão à manifestação, as estruturas sindicais avançam que entre 110 mil e 120 mil docentes estão nas ruas da capital.
Além da greve nacional, estão ainda previstas novas manifestações até ao final deste mês em todas as capitais de distrito, segundo uma moção lida em plenário, no Terreiro do Paço, pela porta-voz da Plataforma Sindical e secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira. A proposta de novos protestos irá ainda ser votada no final do desfile.
Na sua intervenção no palco montado no Terreiro do Paço, Mário Nogueira afirmou que “Sócrates, Lurdes Rodrigues, Valter Lemos, e Jorge Pedreira entraram para sempre na galeria das figuras mais negras da história da educação em Portugal (...) por que assumiram e desenvolveram uma atitude de desrespeito e desconsideração pelos professores”.
O sindicalista sustentou que o processo de avaliação de desempenho dos professores, que considerou “burocrática e penalizadora”, “estará a interferir de forma muito negativa na organização e financiamento das escolas, retirando tempo e disponibilidade para o trabalho com os alunos”.
Além do sistema da avaliação, o dirigente da Fenprof sublinhou ainda a contestação dos professores quanto aos “absurdos e esmagadores” horários de trabalho, ao novo regime de gestão escolar e ao concurso de colocação de professores.
Também João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), criticou a política educativa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, realçando que a adesão ao protesto de hoje mostra “o imenso mal-estar e o profundo desencanto dos professores portugueses”.
Fonte: in "O Público"; 08.11.2008

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Castro alvo de Projecto de Valorização e Restauro

Devido à necessidade de devolver ao concelho um património histórico valiosíssimo, o Castro de Sabrosa foi alvo de um projecto de valorização e restauro.

O projecto, que foi candidatado pela autarquia ao programa comunitário Leader+, obteve comparticipação, sendo que já se encontram no as referidas acções de recuperação em marcha...

A intervenção foi dividida em várias fases: recolha bibliográfica e documental existente, limpeza da vegetação do denominado “reduto cimeiro”, definição das respectivas estruturas, reposição dos elementos pétreos, localização e descrição de algum espólio mais representativo resultante das escavações do arqueólogo Santos Júnior.

Em vista a concepção de um percurso de visita a ser desenvolvido por um arquitecto paisagista, concepção de conteúdos e, por fim, desenvolvimento e implementação do projecto de arquitectura e consequente instalação.

Este projecto enquadra-se num conjunto de acções similares que derivam da proximidade com outros elementos patrimoniais de interesse turístico, que depois propiciam a criação de circuitos turístico/culturais e respectivos fluxos turísticos.

Mais uma excelente iniciativa de âmbito local, que em muito dignificam e valorizam o património histórico local.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sócrates, já em pré-campanha eleitoral, falou sobre salário mínimo com “irresponsabilidade”, diz Ferreira Leite

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, manifestou-se hoje descontente com a pouca prudência revelada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, quando garantiu que o salário mínimo nacional para 2009 iria chegar aos 450 euros.
Para a social-democrata, citada pela TSF, este anúncio "roçou o nível da irresponsabilidade".
Ferreira Leite considerou que, tendo em conta a actual crise, e sem se saber o estado do país no próximo ano, José Sócrates devia ter sido mais prudente.
Num almoço, hoje, com a Associação Comercial de Lisboa/Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, dedicado às questões económicas e orçamentais, Manuela Ferreira Leite disse mesmo que “se estivesse no lugar do primeiro-ministro, não teria feito, esse anúncio, desde já”.
“Não quer dizer que não o tentasse executar, mas não o faria em anúncio, com um ano de antecedência, porque, se há coisa que não sabemos e creio que ninguém é capaz com seriedade de o fazer é dizer como é que no próximo ano em que mundo estamos a viver, qual a situação económica e financeira do próximo ano», afirmou.
Ferreira Leite defendeu que o primeiro-ministro foi pouco responsável ao ter feito este anúncio.
“Eu não queria chamar irresponsável, mas roça muito o nível da irresponsabilidade”, considerou a líder do maior partido da oposição.
A presidente do PSD reagia às declarações de José Sócrates na entrevista conjunta à TSF e ao “Diário de Notícias”, no fim-de-semana, em que o primeiro-ministro explicou que este valor tinha sido acordado pelos parceiros sociais já em 2007.
A presidente do PSD defendeu também que "não é possível reduzir a carga fiscal sobre as empresas enquanto não se reduzir a despesa do Estado" e que para isso o Estado tem de reduzir os sectores em que está presente.
Segundo Ferreira Leite, o Estado deve manter-se nos sectores da "defesa, segurança interna, negócios estrangeiros, justiça" e "de qualquer outro sector é preciso é que o Estado saia, abrindo espaço para que a carga fiscal se reduza".
Na fase de resposta a perguntas da assistência, a responsável considerou que a questão fiscal não é "fundamental" no que respeita ao apoio do Estado às pequenas e médias empresas (PME):
- "Acho a questão da justiça muito mais importante, a desburocratização mais importante e algumas questões da lei laboral mais importantes".
- "Eu poria seguramente à cabeça o sistema de justiça. Sem um sistema de justiça célere e eficaz não vale a pena pensarmos num desenvolvimento económico muito elevado, não vale a pena pensarmos que atraímos o investimento estrangeiro desejado", defendeu.
- "A desburocratização é absolutamente essencial. Não considero fundamental a questão fiscal", acrescentou.
Fonte: in Jornal de Noticias;27-10-2008

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Brasil descobre Magalhães

O computador Magalhães chegou ao Brasil, esta segunda-feira, pelas mãos da Vivo, a maior operadora móvel brasileira, que tem a Portugal Telecom como accionista. O portátil foi entregue a 25 estudantes de uma escola básica de São Paulo.

Estes vinte cinco portáteis foram os primeiros de várias centenas de computadores Magalhães que serão entregues à Escola Estadual Ennio Voss e à Escola Anísio Teixeira, de Salvador da Bahia, no âmbito do projecto Rede de Inclusão Digital da Vivo, operadora detida pela Portugal Telecom e pela Telefónica.

O Rede Vivo de Inclusão Digital poderá ser um primeiro passo para a produção e distribuição do computador da JP Sá Couto no Brasil.

"Esperamos que muito rapidamente estejamos a falar não de centenas mas de dezenas de milhar de computadores", afirmou Roberto Lima, presidente da Vivo, em declarações prestadas à agência Lusa à margem do evento.

O responsável acrescentou que a forma como será levada a cabo a estratégia de massificação de computadores portáteis com acesso à banda larga -- incluindo os Magalhães - ainda está a ser estudada, sendo certo que deverá também passar por parcerias com empresas brasileiras de alta tecnologia, como a Positivo.

"O nosso objectivo é criar condições para que as pessoas possam se conectar, cada vez mais, a qualquer hora e em qualquer lugar", afirmou Roberto Lima durante a apresentação do projecto.
O exemplo dos programas portugueses E-Escolas e E-Escolinhas - que permite a estudantes e professores do ensino básico e secundário comprar computadores portáteis com ligação à Internet, a baixo custo - serviu de inspiração à Vivo.

"Estamos a acelerar o passo, baseados no programa muito bem sucedido em Portugal", disse o gestor, acrescentando que a Vivo quer fazer com que mesmo as crianças de zonas remotas do Norte do Brasil tenham acesso à Internet.

A cerimónia contou ainda com a presença de Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações, que se encontra no Brasil devido à Cimeira Luso Brasileira.
Dirigindo-se às crianças presentes, o ministro explicou o porquê do nome Magalhães e estabeleceu uma analogia entre os desafios que se colocavam na época do navegador quinhentista e os que agora se abrem com as novas tecnologias.

O presidente-executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, esteve também presente no evento, tendo frisado o contributo de projectos como este para o alargamento do acesso ao conhecimento por parte das famílias.

"Por vezes esquecemo-nos que muitas casas não têm livros. Com certeza que ter um computador vai ajudar a que essas casas possam aceder a uma imensa biblioteca 'online'", afirmou Zeinal Bava.
Fonte: in Jornal de Noticias;27-10-2008

sábado, 18 de outubro de 2008

Melhorias na rede rodoviária em marcha

No sentido de melhorar as vias de acesso ao concelho de Sabrosa e de facilitar a vida aos que usam estas vias com regularidade, a Autarquia encontra-se a fazer várias obras de recuperação da actual rede rodoviária municipal.

As obras já estão a decorrer na EN 566 – Paredes – Ligação á IP4 (Aproximadamente 1.70 km), EN 1262-4 – Rotunda Arcã – Garganta (Aproximadamente 1.80 km), EN 1262-3 – Rotunda Arcã – Arcã (Aproximadamente 0.70 km) e EN 1262-1 – Rotunda Arcã – Lugar da Carvalhada (Aproximadamente 0.60 km).

Foi também já recuperada a ligação de acesso ao Armazém Municipal, ligação entre o futuro Parque da Quinta das Almeidas, na zona das futuras "Piscinas Municipais Cobertas", e a Zona Industrial de Paços, na sede de concelho, Sabrosa.

Preveêm-se ainda para breve, a beneficiação de mais alguns dos troços mais importantes, e degradados, da rede rodoviária sabrosence.

Estas obras, juntamente com a variante entre o IP3 e S. Martinho de Anta, prevista para breve, pretendem contribuir para aumentar a qualidade de vida dos habitantes do concelho de Sabrosa e torná-lo mais acessível, dando em simultâneo uma nova vida ao turismo e às actividades económicas em geral.

Uma excelente iniciativa da Câmara Municipal, a salutar, dada a urgência da requalificação e estado detiorado no qual se encontravam, e encontram, algumas das ligações mais importantes da rede rodoviária municipal.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tela de “ MAGALLANES” oferecida ao município

O famoso pintor e escultor mexicano Carlos Terrés deslocou-se à vila de Sabrosa, terra natal do navegador Fernão de Magalhães, para oferecer ao município um belíssimo quadro sobre o navegador. Trata-se de uma tela de grandes dimensões (2,09m x 1,71m), que constitui uma magnífica obra de arte.

Carlos Terrés, estudou durante a sua adolescência pintura e escultura na “ Escuela de Artes y Oficios, Miguel Leandro Guerra”, acabando depois por tirar uma licenciatura na “Escuela de Artes Plasticas” da Universidad de Guadalajara.

Durante o seu percurso profissional já recebeu várias menções honrosas, das quais se distinguem “PREMIO MARIANO AZUELA”, atribuído pela cidade Lagos de Moreno e a “MEDALLA ISABEL LA CATOLICA”, concedido pelo Ayuntamiento de Madrigal de las Altas Torres em Espanha.

Destaca-se ainda uma curiosa coincidência: no ano de 1997, o dia 25 de Abril, em Irving (Texas), passou a ser o “DIA DE CARLOS TERRES”, proclamado pelo Alcalde de la Ciudad, Mr. Morris H. Parrish.

A sua obra encontra-se exposta permanentemente em 13 países de 4 continentes em museus e instituições culturais, educativas e de serviço público.

O artista, durante a sua estadia em Sabrosa teve oportunidade de visitar o concelho e de conhecer a casa de Fernão de Magalhães.

Sensibilizado com a beleza da paisagem e com a forma como foi recebido, Carlos Terrés prometeu voltar para oferecer uma escultura de Fernão de Magalhães, a colocar num lugar de destaque, de Sabrosa, sua terra de origem.

A tela foi oferecida ao município de Sabrosa, destinando-se a ser colocada no futuro Centro Interpretativo Fernão de Magalhães.

Fonte: in Noticias do Douro;17-10-2008

sábado, 27 de setembro de 2008

Magalhães chega à sua terra natal

Esta terça feira chegaram ás escolas do 1º ciclo de 16 concelhos os primeiros quatro mil computadores portáteis Magalhães. O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, esteve na cerimónia de entrega no concelho de Sabrosa, terra natal do navegador Fernão de Magalhães, que deu o nome ao computador.

Inserido no programa e.escolinha, no quadro do Plano Tecnológico do Governo, o portátil Magalhães é um computador criado a pensar nas crianças, leve e resistente ao choque e aos líquidos, que chegou hoje às escolas nacionais.

A meta do governo é que em 2010 haja um computador por cada dois alunos.

Mas como a educação não se resume às novas tecnologias, o presidente da autarquia aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do concurso público para a construção do novo centro escolar. Fez ainda alusão pelo facto de Miguel Torga ser natural de Sabrosa, a várias citações da sua obra, onde o autor se congratula por ser conterrâneo de Fernão de Magalhães e lhe faz várias alusões positivas como navegador e como homem.

O Governo promete ainda portáteis Magalhães com ‘software’ adaptado a crianças com necessidades educativas especiais, já a partir de Outubro. Simbolicamente, José Marques, entregou à APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), um portátil Magalhães para que estes se insiram, como parte do projecto-piloto da adaptação dos Magalhães.

Fonte: in Noticias do Douro; 26-09-2008

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Comunicado de Imprensa

A Juventude Social Democrata de Sabrosa levou a cabo no dia 28 de Setembro de 2008 uma acção de rua, junto da comunidade jovem da Escola Secundária local.

Tendo por objectivo o estabelecimento de uma estreita relação com a juventude local, e seus problemas, foram sendo ouvidos os problemas que mais inquietam a juventude local, quer ao nível de política local, quer ao nível de política nacional, o que vai de acordo com o grande objectivo a que a mesma se havia proposto, ou seja, o de dar voz a comunidade jovem sabrosence, permitindo-se assim a mesma a poder dar uma resposta cada vez mais eficaz e fundamentada na concretização do mesmo.

Com o arranque de mais um ano lectivo a decorrer também na mesma semana, a Juventude Social Democrata de Sabrosa, aproveitou ainda para proceder à distribuição de uns folhetos informativos sobre a, também anunciada na mesma semana, política educativa para o ano lectivo de 2008/2009, pela Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
Com a distribuição dos mesmos, a JSD Sabrosa pretendeu informar os jovens estudantes sabrosences sobre as anunciadas 20 medidas de política educativa do Governo.

Nesse sentido, ficou claro que algumas das medidas mais polémicas do referido plano de acção também não merecem grande acolhimento por parte dos jovens locais, que ao encontro do que a própria JSD de Sabrosa considera, muito duvidam da referida “Discriminação positiva das escolas em maiores dificuldades”, dos reais objectivos da “Transferência de competências para as autarquias”, como modo de transferência de poderes à administração local, ou modo de transferência de problemas, ou redução do quadro de funcionários da administração central, que passam agora a ser tutelados pela administração local, ou mesmo da “Avaliação dos professores”, nos moldes em que a mesma tem sido discutida publicamente.

Digno de registo foi também a reacção verificada ao melhoramento da biblioteca, que os mesmos esperam, venha trazer um reforço de recursos literários disponíveis, e não seja apenas mais uma medida demagógica deste Governo.

A JSD aproveitou também para se referir, juntos dos jovens, às medidas de política educativa de âmbito local, divulgando também, junto dos mesmos, algumas das boas medidas que têm vindo a ser levadas a cabo pela Autarquia local, tendo sido referidas algumas das que se encontram em marcha, ou foram recentemente executadas.

Assim sendo, foram nomeadas medidas tais como a construção de uma creche por parte da Santa Casa da Misericórdia local, resolvendo este equipamento as graves lacunas existentes para este ciclo educacional, o melhoramento do parque escolar pré-primário, com remodelações em algumas das escolas do concelho, a remodelação do parque escolar relativo ao 1º Ciclo do Ensino Básico, com a construção a curto prazo do Pólo Educativo de Sabrosa, este previsto, na também recentemente aprovada, Carta Educativa Municipal, e a recentemente concluída construção de uma cozinha industrial, na antiga escola primária de Paradela de Guiães, cozinha esta que está já a servir refeições para todo o parque escolar do município.

Esta acção teve ainda a intenção de, tal como a JSD de Sabrosa tem vindo a defender, tentar motivar a juventude local para a discussão de temas de ordem política, não esquecendo a JSD local o tradicional alheamento político desta faixa de população, sendo que, tal como a mesma tem vindo a notar, foi evidente o crescente interesse que estes têm vindo a revelar por estes assuntos, facto pelo qual a JSD se congratula, esperando que, iniciativas como estas possam de facto contribuir, para uma maior participação cívica e política por parte dos jovens locais, nos actos eleitorais que se avizinham, no ano de 2009, período em que decorrem as eleições autárquicas, legislativas e europeias, e esse têm sido também um dos grandes objectivos da JSD de Sabrosa, e que para isso tem, com insistência, trabalhado, dado acreditar na força da participação e contribuição, e na capacidade criativa e geradora de processos de mudança de mentalidades e de modernização da comunidade, da juventude local.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

JSD de Sabrosa realiza acção de rua sobre Política Educativa

Realizou-se hoje, pela JSD de Sabrosa, uma acção de rua que consistiu na distribuição de uns folhetos sobre a Política Educativa deste Governo de José Socrates e Maria de Lurdes Rodrigues.

A mesma realizou-se no largo de entrada da Escola EB 2/3 Secundária Miguel Torga de Sabrosa.

Tendo explicado as suas posições sobre as 20 medidas de Política Educativa anunciadas pelo Ministério da Educação para este ano lectivo, a JSD local ouviu ainda as reacções dos jovens Sabrosences às mesmas...

Foram também referidas algumas das medidas de política educativa que estão a ser levadas a cabo no município, como exemplo de algumas medidas positivas.

Foram ainda escutadas as preocupações dos jovens sobre os assuntos em geral, bem como distribuidos alguns brindes alusivos à JSD...

A JSD congratula-se assim pelo sucesso de mais uma das suas já consideráveis iniciativas, dada a participação, entusiasmo e debate de ideias verificados nesta iniciativa.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Eleições na JSD

O líder da JSD, Pedro Rodrigues, propôs no dia 13, em Conselho Nacional, que teve lugar no Hotel da Costa da Caparica, a antecipação do Congresso Nacional dos jovens social-democratas para os dias 28,29 e 30 de Novembro de 2008, em Penafiel.

"O meu mandato só termina em Abril, mas considero que essa é uma altura para se discutir o País. O reforço da posição da JSD e a sua estratégia devem ser questões definidas antes desse período, assim como a eleição de novos órgãos", defendeu o líder da JSD em declarações ao CN.

Pedro Rodrigues manifestou ainda perante o Conselho Nacional a intenção de se recandidatar ao cargo de líder da juventude social-democrata.

Pedro Rodrigues é, desde 22 de Abril do ano passado, presidente da Comissão Política Nacional da JSD, eleito no XIX Congresso Nacional, que decorreu em Espinho. Sucedeu na altura a Daniel Fangueiro.
A eleição dos delegados ao congresso ocorrerá no dia 25 de Outubro de 2008.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Feira Quinhentista de Sabrosa

Como tem vindo a ser hábito de alguns anos para cá, decorrerá no Centro Histórico de Sabrosa, nos próximas dias 6 e 7 de Setembro, mais uma “Feira Quinhentista de Sabrosa”, sendo que este ano a temática em questão se refere com “Fernão de Magalhães e a volta ao Mundo”.


Contando com uma arruada de gaitas de foles, e apresentação do livro “Sabrosa da Serra ao Rio”, a feira contará com a interpretação de algumas peças, principalmente ligadas ao tema, e nas que se poderão observar alguns dos momentos mais marcantes da vida do navegador sabrosence.


Por certo uma boa iniciativa, digna de registo, e que merecerá uma visita, sendo agradável e a manter, a dinâmica que se tem criado à volta desta feira.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

1ª Orange Party JSD Sabrosa

Após a realização da 1ª Orange Party JSD Sabrosa, organizada pela Comissão Política da JSD de Sabrosa, a mesma congratula-se publicamente pelo sucesso que esta teve, na linha do que já havia sucedido noutras iniciativas.

Apesar das dificuldades, o mais importante foi que reinou o espírito de grupo e o companheirismo entre os participantes.

Numa iniciativa que cumpriu com mais uma etapa do plano de iniciativas idealizado, principalmente no âmbito de actividades de Verão, realçou-se ainda a beleza e as condições infra-estruturais do local.

A beleza e funcionalidade do espaço são de facto uma mais valia, que justiça seja feita, achamos muito importante destacar.

Agradece-se portando a participação e o apoio dado por todos.

Assim sendo, preveêm-se mais iniciativas do gênero, e de acordo com projecto idealizado, que tanta receptividade e saudação têm acolhido por parte dos militantes.

PC Magalhães “made in” Portugal

Tal como o Exmo. Sr. Primeiro Ministro, José Sócrates, havia prometido em Sabrosa, aos sabrosences, voltou-se a falar de Fernão de Magalhães.

Desta feita, o tema foi o primeiro computador portátil produzido em Portugal, numa nova fábrica que será construída em Matosinhos, irá custar 50 euros para os alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico. A distribuição começa já em Setembro no âmbito do novo programa "e.escolinha".

A cerimónia de assinatura do protocolo entre o Governo e a Intel, teve lugar no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, e contou com a presença do presidente da multinacional norte-americana, Craig Barrett. O projecto foi apresentado em simultâneo em Lisboa, por ser a capital do nosso país, em Matosinhos, por ser a localização da futura unidade de produção do mesmo, e em Sabrosa, por ser a terra onde nasceu o navegador português Fernão de Magalhães, no qual é inspirado o portátil, sendo que este novo computador recebe inclusivamente o nome de "Magalhães", numa referência clara ao português que fez a primeira circum-navegação do mundo.

A futura fábrica ficará localizada na zona industrial que a Câmara de Matosinhos está a dinamizar no Freixieiro, Perafita, próximo do terminal TIR e das instalações da Jomar e da fábrica Ikea.

Numa primeira fase, até ser construída a nova fábrica, o "Magalhães" será produzido num espaço que pertence à actual fábrica da JP Sá Couto, também em Matosinhos.

O equipamento poderá ser exportado para África, América Latina e Europa, segundo um responsável da Prológica, empresa parceira da JP Sá Couto neste projecto. "O objectivo é exportar o computador", afirmou Luís Cabrita.

O primeiro-ministro anunciou a distribuição de 500 mil destes equipamentos aos alunos do primeiro ciclo, com um custo máximo de 50 euros, já a partir de Setembro.
"Queremos que o computador faça parte do material escolar de todas as escolas", afirmou José Sócrates.

O novo programa “e.escolinha”, que é baseado nos princípios do programa “e.escola”, irá abranger os alunos que frequentam o primeiro ciclo do Ensino Básico.

Ainda segundo o primeiro-ministro, o computador Magalhães será gratuito para os alunos que estejam inscritos no primeiro escalão da acção social escolar e custará 20 euros para as crianças do segundo escalão da acção social escolar.

"É um computador de última geração tecnológica, pensado para as crianças, para resistir melhor ao choque e aos líquidos", explicou José Sócrates.

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, explicou que serão as escolas a tomar a iniciativa de identificar os alunos interessados em aderir ao programa.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Primeiro-Ministro visita Sabrosa

O Exmo. Sr. Primeiro-ministro, juntamente com o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações, deslocou-se a Sabrosa, juntamente com outros membros do governo, para proceder ao anúncio da abertura do concurso da variante da Estrada Nacional 322, que irá ligar São Martinho de Anta à A24.

Nas palavras de José Sócrates, “esta estrada é uma questão de justiça. Não podíamos ter uma sede do concelho com tantas dificuldades para se ligar à rede nacional de auto-estradas.Queremos tornar o país mais igual e reduzir as desigualdades”.

Para o presidente da Câmara, “não é apenas mais uma estrada, é um investimento estratégico, potenciador de novas oportunidades. Todo o plano estratégico do concelho assenta nesta obra”.

Perante as cerca de 2 centenas de pessoas que assistiram à cerimónia, José Marques, presidente deste município, aproveitou a ocasião para fazer também o lançamento do concurso público do Espaço Torga. Este projecto, assinado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura, está orçado em cerca de 1,7 milhões de euros, e, para que este sonho se torne finalmente realidade, o governante prometeu ajudar financeiramente para que a obra esteja pronta o mais rápido possível.

Mas as surpresas não se ficaram por aqui, no final da sua intervenção, José Sócrates, prometeu voltar a falar de Sabrosa nos próximos dias para nos dar noticias sobre Fernão de Magalhães, acabando, desta forma, com anos de polémicas sobre a naturalidade do responsável pela viagem de circum-navegação.

Apesar do já característico "show-off" do Exmo. Sr. Primeiro Ministro, a JSD de Sabrosa congratula-se com o lançamento de tão importantes obras, que por certo marcarão as gerações futuras, dada a sua importância.

Um dia, por certo, histórico para o futuro do nosso concelho.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Comunicado de Imprensa

Tendo em consideração o actual período de crise económica internacional, e que tem vindo a ter cada vez maiores repercussões em Portugal, particularmente impulsionadas pela inoperância da governação socialista, e tendo em conta que toda esta situação se reflecte também cada vez mais na nossa economia local, e particularmente na economia das nossas famílias, e tendo ainda como referência o actual período de candidaturas de acesso ao ensino superior, a Comissão Política da JSD de Sabrosa informa que se encontra a elaborar uma proposta, a apresentar ao Executivo Municipal, com o intuito de defender a criação de um programa de acção social que seja dirigido aos jovens estudantes do ensino superior do município, ou seja, a criação de uma Bolsa Municipal de Estudo para alunos do Ensino Superior.

Por entender que a juventude representa um importante papel na modernização da nossa comunidade, e considerando que o desenvolvimento de um concelho encontra-se intimamente ligado com a formação da sua população, a JSD não aceita, ou pelo menos sem o fazer notar, que possam existir neste concelho jovens que não frequentam, ou possam vir a frequentar, o ensino superior por dificuldades económicas do seu agregado familiar, estando condicionado o seu acesso de direito, por aproveitamento escolar e interesse pessoal, a uma educação condigna, que os realize pessoalmente, e que lhes explore, potencie e aproveite as suas próprias capacidades.

Assim sendo, e considerando que a aposta na educação é também uma das políticas mais importantes que um executivo municipal pode levar a cabo, bem como, a cada dia que passa a situação económica das famílias sabrosences se agrava, sendo cada vez mais difícil conseguir sustentar um filho que frequente o ensino superior, e ainda que é da competência da Câmara Municipal deliberar em matéria de acção social escolar, designadamente no que concerne à atribuição de auxílios económicos a estudantes carenciados, a Comissão Política da JSD de Sabrosa pretende trazer claramente este assunto para a agenda política local, por entender ser o período temporal adequado para o fazer, por entender ser um período crítico na vida económica das famílias sabrosences, e por entender, na medida em que os municípios visam a prossecução dos interesses próprios das respectivas populações, ser vital, a criação de medidas efectivas, que permitam, no caso em apreço, a melhoria das condições de vida da população sabrosence.

Nesse sentido, e a exemplo do que já é praticado por outros Municípios, a JSD de Sabrosa encontra-se a elaborar uma proposta a apresentar ao Executivo Municipal, junto do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, a curto prazo, onde defenda a criação e deixe claro o seu entendimento relativamente à medida, como medida facilitadora aos nossos jovens do acesso ao ensino superior, através da atribuição das referidas bolsas de estudo.

Sendo que a JSD reconhece o esforço feito pela autarquia local, no que diz respeito ao desenvolvimento concelhio, designadamente na área da educação e ensino, mas com maior intensidade noutros ciclos educativos, particularmente ao nível do Ensino Básico, e também ao nível do Ensino Secundário, também não gostaria de ver esquecidos os jovens estudantes do Ensino Superior do nosso concelho, e é com esse propósito que se propõe chamar a atenção a este assunto, que achamos de vital importância à população jovem local e que por certo merecerá a devida atenção.

sábado, 19 de julho de 2008

1ª ORANGE PARTY da JSD de Sabrosa


Vai decorrer no dia 2 de Agosto a primeira grande festa organizada pela JSD de Sabrosa para os seus militantes, simpatizantes e amigos em geral...

Esta realizar-se-à na Praia Fluvial de Vale Mendiz (Passadouro), e contará com um cartaz recheado de actividades, entre as quais se destacam as actividades aquáticas à tarde, a grande festa de som, e ainda o acampamento.

A JSD de Sabrosa espera que a diversão e o companheirismo reinem em mais uma actividade que suscita enormes expectativas.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Comunicado de Imprensa

A juventude de Sabrosa encontra-se, ao momento, a nível de política municipal, quer desmotivada, quer posta de lado, no que a decisões e participação políticas respeita.

Nesse sentido, e tal como tem vindo a ser defendido publicamente pela Comissão Política da JSD de Sabrosa, a juventude local vale bem mais do que aquilo que actualmente representa.

Por entender que a juventude sabrosence representa um forte capital de esperança, é talvez a maior interessada na definição de linhas estratégicas de política municipal de juventude, por possuir um inequívoco espírito de entrega e capacidade de trabalho, por ser a faixa etária mais irreverente, talvez com as maiores capacidades criativas, e pelo papel que representa como geradora de processos de mudança de mentalidades e de modernização da comunidade, a Comissão Política da JSD de Sabrosa alertou o Executivo Municipal, junto do seu Vice-Presidente, para a inexistência desta estrutura municipal, tendo inclusivamente apresentado a sua proposta de Regulamento para o Conselho Municipal da Juventude de Sabrosa.

Tendo ainda presentes as palavras de Sua Excelência, o Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, proferidas no âmbito das comemorações do dia 25 de Abril, relativas ao alheamento da juventude da política, pensamos, na JSD de Sabrosa, que só se conseguem mobilizar os jovens dando-lhes voz e fazendo-lhes sentir a necessidade do seu envolvimento nas tomadas de decisão.

A criação do CMJ permitiria, na nossa opinião, a criação de uma estrutura de excelência, ao nível da auscultação, informação e consulta ao nível da juventude local.

Nesse sentido defendemos a criação de um CMJ composto, entre outros que se venham a achar pertinentes, por representantes dos órgãos autárquicos, associação de estudantes do agrupamento vertical de escolas do município, organizações políticas de juventude e estruturas associativas que trabalhem com jovens, tais como organizações desportivas e culturais ou ainda organizações com intervenção de teor social.

A criação do CMJ levaria os jovens a exercerem o seu direito de cidadania, de uma forma mais participativa e empenhada, com o objectivo de compreender melhor as aspirações e os anseios dos jovens, ficando assim o executivo municipal habilitado a responder melhor aos anseios desta faixa da população municipal.

Nesse sentido, é com satisfação que a JSD de Sabrosa gostaria de comunicar que após o seu alerta junto do Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, este apelo mereceu resposta positiva por parte do mesmo, referindo que a breve prazo irá propor ao Executivo Municipal a criação do Conselho Municipal da Juventude, reconhecendo a importância que este pode trazer em termos de participação e contribuição da juventude.

De notar que o Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara, além de louvar a iniciativa da JSD, fez ainda questão de referir que a política municipal de juventude continua a ser uma das áreas prioritárias deste Executivo, sendo que um dos seus objectivos para esta área também passaria pela constituição do CMJ, daí que o alerta tenha sido considerado pelo mesmo muito pertinente, e tenha referido que este surge numa óptima altura.

Assim sendo, a Comissão Política da Juventude Social Democrata de Sabrosa aguarda, com expectativa, desenvolvimentos relativamente a esta matéria, sabendo que pelo menos a receptividade demonstrada pelo Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara é já um bom indício para que o Conselho Municipal da Juventude de Sabrosa possa ser uma realidade a curto prazo.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Comunicado de Imprensa

Decorreram no Sábado, dia 5 de Julho de 2008, as eleições para a Comissão Política e Mesa de Plenário da Juventude Social Democrata de Sabrosa.

Realizando-se com toda a normalidade, este acto eleitoral teve uma elevada participação por parte dos militantes locais, que não quiseram deixar de exercer o seu direito de voto, em mais uma grande manifestação de empenho e coesão da estrutura local.

Sendo supervisionado pela Comissão Política da Distrital de Vila Real da JSD, este acto eleitoral contou apenas com uma lista candidata, a Lista J, que concorria à Comissão e Mesa da JSD de Sabrosa, saindo do acto eleitoral, naturalmente eleitos, por unanimidade, os lideres da candidatura, respectivamente, Sérgio Barros, como Presidente da Mesa do Plenário, e Miguel Tuna, como Presidente da Comissão Política.

Tendo sido já definidas as áreas e modos de actuação desta candidatura, os eleitos preparam-se agora para começar a por em prática as medidas defendidas no seu manifesto eleitoral, e que vão ao encontro das bases programáticas já apresentadas.

Cumprido já, com esta eleição, um dos seus grandes propósitos, que era a recuperação da estrutura em Sabrosa, a recém-eleita Comissão Política da JSD de Sabrosa aposta forte na defesa dos interesses da juventude local, sem esquecer a comunidade sabrosence em geral.

Nesse sentido, a defesa de políticas que favoreçam os mais jovens deste concelho, são uma prioridade.

Outra das prioridades definidas, será o trabalho que a recém-eleita Comissão Política espera efectuar junto dos jovens, tradicionalmente alheios às questões políticas, defendendo os valores da cidadania e da participação democrática, de modo a que a juventude local possa estar a discutir os valores na política, e que se encontre motivada para o período eleitoral que se avizinha, em 2009.

Gostaríamos portanto de agradecer a todos os que participaram e possibilitaram a realização deste acto eleitoral.

sábado, 5 de julho de 2008

Lista J vencedora...

Após a realização do acto eleitoral, a Lista J saiu vencedora, por unanimidade.

Sendo que o acto eleitoral foi bastante participado, a Lista J congratula-se por poder por em práctica aquilo que havia idealizado como um projecto credível e responsável para a gestão dos destinos da Juventude Social Democrata de Sabrosa.

Agradece-se ainda publicamente a todos os apoiantes e simpatizantes desta candidatura, que não se esgota nos eleitos, mas sim espera e ambiciona representar e contar com todos os militantes da JSD de Sabrosa.

Eleições da JSD de Sabrosa

Realizam-se hoje, por volta das 19h, no Auditório Municipal, as eleições relativas à eleição da Mesa de Plenário e Comissão Política da Juventude Social Democrata de Sabrosa.

A Lista J-Rumo ao Futuro será obviamente candidata, apresentando candidatura respectivamente, à Mesa de Plenário e à Comissão Política.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Comunicado de Imprensa

A “Lista J – Rumo ao Futuro” apresentou no Sábado, dia 28 de Junho, a sua candidatura à JSD de Sabrosa.

Num fim de tarde claramente festivo, e tendo em conta as várias festividades e actividades a decorrer no concelho, a apresentação da Candidatura da Lista J à JSD de Sabrosa manteve a fasquia e apresentou-se em notório clima de festa e confraternização entre os presentes.

Numa cerimónia muito participada e animada, reinou o convívio e o debate político entre os presentes.

Contando com o apoio de inúmeros militantes da JSD local, bem como de alguns destacados militantes de outras secções da juventude social democrata do distrito, esta apresentação contou ainda com a presença de alguns dos mais ilustres e emblemáticos militantes do PSD de Sabrosa, que prontamente se disponibilizaram a apoiar esta candidatura, sendo que inclusivamente alguns fizeram uso da palavra de forma muito efusiva e solidária para com a actividade da JSD local, actividade que esta candidatura tem assumido na qualidade de Comissão Instaladora.

Apresentando como grandes motivações de candidatura, os princípios de cidadania que fazem os seus constituintes optar por uma postura activa e interventiva na comunidade e política locais, bem como a inexistência de tão importante estrutura representativa da juventude local, e tendo por base a matriz ideológica que estes defendem, foram apresentados os seus constituintes, quer da candidatura à Mesa de Plenário, quer da candidatura à Comissão Política, sendo que foram ainda apresentadas as bases programáticas para o mandato defendidas pela candidatura.

Tendo assumido como grandes linhas de orientação a intervenção social, a acção cultural, a acção desportiva, a comunicação, a informatização e o empreenderismo local, a candidatura definiu ainda o posicionamento que pretende assumir para a JSD local, como maior e mais interventiva estrutura política local.

Num evento, em termos políticos, extremamente construtivo, fizeram-se ouvir os candidatos à Mesa e Comissão Política da JSD de Sabrosa, bem como o Presidente da Comissão Política Distrital da JSD de Vila Real, Paulo Pimenta, e o Secretário Geral da JSD, João Montenegro.

Após a sua apresentação, a Lista J, candidata à Comissão e Mesa de Plenário da JSD de Sabrosa gostaria de agradecer publicamente a presença de todos, e em especial ao Secretário Geral da JSD, João Montenegro, destacando a enorme motivação que a presença de todos nos deu na prossecução dos nossos objectivos.

A candidatura Lista J – “Rumo ao Futuro”

sábado, 21 de junho de 2008

34 anos pela Juventude!!

O 34º Aniversário da JSD, vai ter lugar na Figueira da Foz, dia 19 de Julho.

O evento está pensado para ser na praia, com sol, mar, muita música e animação.

A acção incluirá insufláveis, jogos de praia e uma campanha de sensibilização designada “Jota Solidária”: troca de brinquedos velhos por um brinde JSD, e a angariação de tampas de garrafa para a compra de uma cadeira de rodas para oferecer à Associação Tampa Amiga.
O espaço será de 700m2, com muita animação, instalação de 4 bares e 10000Wats de som!

Será implementado um modelo de pulseira para identificar elementos ligados ao evento que proporciona descontos em alguns restaurantes previamente designados, bem como entrada no recinto DreamZone JSD com oferta de bebidas. Um dia em Grande por 10,00€

De salientar ainda que, englobado no programa das festas, realizar-se-á o 1º TORNEIO NACIONAL DE FUTEBOL DE PRAIA DA JSD, com equipas de todo o pais, uma equipa por representação politica de uma CPS, CPD e CPN, trazendo bastante colorido e animação à praia da Figueira da Foz.
No dia 19 de Julho, na Praia da Figueira da Foz o cartaz é capaz de atrair todos “os que não dispensam a praia nas férias, os grandes concertos de Verão e a animação nocturna”, tudo o que o 34º Aniversário da JSD promete oferecer :)

Acede ao site oficial do 34º MEGA-ANIVERSÁRIO JSD para mais informações.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Comunicado de Imprensa

Esta lista proponente à Comissão Política e Mesa de Plenário da JSD de Sabrosa lançou na semana passada uma campanha de “outdoor’s” na Vila de Sabrosa.

Tendo por objectivo fazer notar a recuperação desta estrutura à comunidade sabrosence, foram colocados dois “outdoor’s”, sendo que um se encontra à entrada da vila e outro no centro.

Esta iniciativa, contou com presença do Director de Informação Nacional da JSD, Bruno Ferreira, que solidário com a constituição da estrutura, assumiu a elevada importância de acções como esta, na comunicação entre a estrutura e a comunidade local.

Os cartazes apresentam como imagem central, uma imagem alusiva à estátua de Fernão de Magalhães, presente na praça do município, uma das maiores figuras do concelho de Sabrosa, responsável pela primeira viagem de circum-navegação.

Com respeito e consideração pelo passado da JSD no concelho de Sabrosa, estes encontram-se acima de tudo vocacionados para o futuro, com a certeza de que a sua existência poderá dar representatividade aos jovens do concelho contribuindo assim para o seu desenvolvimento, intenções vincadas pela frase que surge em grande destaque nos outdoor’s: “Juventude Presente…”.

Ainda na senda da comunicação, nos outdoor’s pode ler-se o endereço electrónico do blog desta lista, que por inerência têm funcionado como Comissão Instaladora da JSD de Sabrosa (http://www.jsdsabrosa.blogspot.com/).

Acima de tudo, e tendo em conta a fase de recuperação da estrutura, a esta lista, e por inerência a Comissão Instaladora, teve como objectivo levar a cabo o lançamento de uma iniciativa que promova o contacto entre a JSD e os jovens, mas também com os munícipes em geral, almejando, desde já, dignificar e elevar o nome da JSD de Sabrosa, contribuindo para a criação de uma nova dinâmica de juventude partidária no concelho.

Comissão Instaladora JSD Sabrosa

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Comunicado de Imprensa

Em virtude da apatia política em que os jovens sabrosenses vivem e da inexistência da constituição da JSD local, um grupo de jovens, com o apoio da Comissão Política Distrital da JSD de Vila Real, estão empenhados na reconstituição da estrutura da Juventude Social Democrata de Sabrosa.

Pensamos que urge a criação de uma nova dinâmica de juventude partidária no nosso concelho, criando uma estrutura que de facto ouça os jovens, e lhes dê voz. Uma estrutura jovem que exista para dar o seu contributo de forma responsável e positiva para o desenvolvimento do Concelho de Sabrosa.

Entendemos a matriz Social Democrata como a mais indicada para resolver os desafios que felizmente continuam, e utilizamos o felizmente com o intuito de significar vontade e espírito de intervenção, procurando sempre melhorar o bem comum de toda a nossa comunidade.

Como tal, entendemos também que o partido que defende esta matriz necessita, a nível local, de ter um maior contacto com as necessidades e preocupações da juventude. Este necessita claramente, na nossa opinião, de ter uma juventude que actue como agente de opinião e discussão, um movimento de intervenção política, uma força viva, dinâmica e actuante, no domínio da defesa dos interesses dos jovens, em particular, mas também de toda a população do nosso concelho, de uma forma geral.

Assumimos as nossas responsabilidades, em defesa dos interesses da juventude sabrosense, optando portanto por uma postura interveniente. Assim sendo, resolvemos, dirigirmo-nos a todos os companheiros da JSD de Sabrosa, de modo a informar a todos das nossas intenções na constituição da estrutura, apresentando a nossa candidatura oficialmente, no dia 28 de Junho, para o acto eleitoral que se avizinha.

Tendo como objectivo estabelecer uma estreita relação com os jovens do concelho, procuramos idealizar, planificar e desenvolver um projecto político logicamente estruturado e que contribua para o catapultar em definitivo do concelho para o futuro, pois entendemos que se o concelho for próspero e promissor, também a juventude local o será!

E é na perspectiva, da representação e defesa dos interesses do Concelho, e dos seus jovens, que nos propomos a gerir os destinos da JSD de Sabrosa.

Propomo-nos intervir, acreditando que de facto com a nossa participação activa, dignificaremos o nome e ideais da JSD.

Acima de tudo, aquilo em que acreditamos, é que com esta candidatura, e principalmente com a recuperação da Juventude Social Democrata de Sabrosa estaremos a contribuir para a construção das bases essenciais “rumo ao futuro”!

Comissão Instaladora JSD Sabrosa

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Candidatura à Comissão Política e Mesa do Plenário

Em virtude da marcação de eleições para a JSD de Sabrosa, informa-se, publicamente, que este grupo de jovens vai formalizar a sua candidatura, ao referido acto eleitoral, no dia 28 de Junho de 2008.

Para tal vai organizar uma apresentação formal de candidatura, em que irá expor a sua moção ao plenário local de militantes, bem como organizará um jantar de apresentação e apoio da sua candidatura.

Esta candidatura será intitulada de "Lista J - Rumo ao Futuro", e representa o projecto político que estes jovens social democratas defendem para a Juventude Social Democrata de Sabrosa.

Eleições JSD de Sabrosa

Informa-se, publicamente, que saiu hoje, 4 de Junho de 2008, publicado no jornal "Povo Livre", jornal do Partido Social Democrata, a convocatória relativa à marcação de eleições respeitantes à Comissão Política e Mesa de Plenário da Juventude Social Democrata de Sabrosa.

Assim sendo, o acto eleitoral irá decorrer no dia 5 de Julho de 2008.

Este grupo de jovens com intenção de se candidatar à JSD de Sabrosa congratula-se publicamente por tal facto.

domingo, 1 de junho de 2008

Ferreira Leite vence, Passos Coelho em segundo lugar...

Os resultados finais da eleição para o Presidente da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata dão a vitória a Manuela Ferreira Leite, que será a nova presidente do Partido.

Pedro Passos Coelho fica em segundo lugar e Santana Lopes em terceiro, mas com margens de distância muito curtas. Os candidatos perdedores, deram os parabéns à nova líder.

Amorim Pereira, presidente do Conselho de Jurisdição, anunciou os resultados, dizendo que houve uma participação de mais quatro mil militantes, relativamente às últimas eleições.

No que respeita a algumas das Secções mais emblemáticas, Santana venceu com grande vantagem na Madeira e também conquista a concelhia de Gaia, mas não venceu em Ílhavo, apesar do apoio de Ribau Esteves. Ferreira Leite ganhou nos Açores, Beja, Santarém, Paredes e Matosinhos, enquanto Passos Coelho venceu em Vila Real, Leiria e Porto.

No que respeita à Secção de Sabrosa, Ferreira Leite venceu com 52,17% dos votos, ficando em segundo lugar Passos Coelho, com 34,78%, e em terceiro lugar Santana Lopes, com 13,04%. O candidato Patinha Antão não obteve nenhum voto dos companheiros sabrosences, numa eleição em que participaram 76,67 % dos eleitores da Secção.

1ª Tarde de Convívio

Após a realização da 1ª Tarde de Convívio, organizada por esta lista proponente à Comissão Política da JSD de Sabrosa, a mesma congratula-se publicamente pelo sucesso que esta teve, na linha do que já havia sucedido noutras iniciativas.

Apesar das dificuldades, o mais importante foi que reinou o espírito de grupo e o companheirismo entre os participantes.

Numa iniciativa que cumpriu com mais uma etapa do plano de iniciativas idealizado por esta lista, não se conseguiram cumprir todos os objectivos delineados para esta actividade, dado a mesma ter sido mudada, à última da hora, de local de realização.

Devido à incerteza das condições climatéricas, esta actividade realizou-se em casa de um companheiro, que gentil e prontamente se disponibilizou para tal. Apesar de alguma descoordenação e da ausência da chamada de atenção para a beleza e funcionalidade do espaço onde a actividade estava inicialmente idealizada, estamos convictos que a mesma pode ser considerada mais um sucesso.

Após novo sucesso em iniciativas do gênero, esta lista sai novamente motivada, no sentido de prosseguir com a concretização do seu projecto.

Agradece-se portando a participação e o apoio dado por todos, bem como se declara publicamente um agradecimento especial ao nosso companheiro e amigo anfitrião da actividade.

Com a certeza da concretização do projecto idealizado, por certo que o lançamento de mais iniciativas deste gênero, que tanta receptividade e saudação têm acolhido por parte dos militantes, será para concretizar a curto prazo.

domingo, 25 de maio de 2008

Balanço da Sondagem relativa às candidaturas a Presidente do PSD

Cerca de 75 mil militantes do PSD, num total de aproximadamente 150 mil, pagaram as suas quotas e poderão votar nas eleições directas de 31 de Maio, disse à agência Lusa o secretário-geral do partido.

O Conselho Nacional do PSD marcou eleições directas antecipadas para 31 de Maio e o Congresso que vai eleger os novos órgãos nacionais para 20, 21 e 22 de Junho, em Guimarães.

Apresentaram-se, inicialmente, cinco candidatos a presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, Manuela Ferreira Leite, Pedro Santana Lopes, Mário Patinha Antão e António Neto da Silva, sendo que o último retirou a candidatura após ter falhado a entrega das 1500 assinaturas originais de militantes, falhando assim a formalização da sua candidatura.

Sendo que a nossa sondagem aponta como vencedor Pedro Passos Coelho com 50% da votação, Pedro Santana Lopes surgiu também bem colocado, com 35% dos votos.

Esperando nós que este seja um momento de clarificação e união entre as hostes do PSD, e não um acto de fracionamento do partido, gostariamos de apelar a todos os que o possam, para que dia 31 de Maio de 2008 exerçam o seu direito de voto, independentemente da candidatura em quem possam votar, e dar o seu contributo numa mais alargada e abrangente clarificação e definição do futuro do PSD.

Gostariamos, ainda, de agradecer o todos os visitantes deste blogue que se disponibilizaram a votar na nossa sondagem.

sábado, 10 de maio de 2008

1ª Tarde de Convívio

Esta lista proponente à Comissão Política Concelhia da Juventude Social-Democrata de Sabrosa, vem por este meio informar para a realização da 1ª tarde de convívio de integrantes, apoiantes e simpatizantes do projecto que a mesma defende para a JSD de Sabrosa.

Esta realizar-se-à no Miradouro de Sabrosa, sendo que irá decorrer ao longo da tarde do dia 30 de Maio de 2008, com concentração no local a partir das 17.30h.

Ao longo da tarde realizar-se-ão algumas actividades temáticas, bem como alguns jogos tradicionais.

Esta culminará com a realização de um churrasco por volta das 19h.

Esperando nós manter o sucesso das actividades anteriores, será necessária uma confirmação de presença, a efectuar até dia 25 de Maio.

Com a realização deste evento, têm-se como objectivos na realização de um evento informal deste gênero, a possibilidade de toda a equipa se divertir e se conhecer melhor, melhorando-se a dinâmica de grupo.

Têm-se ainda como objectivo, e fazendo o aproveitamento da realização deste evento, a tentativa de sensibilização da comunidade sabrosence para o uso deste espaço, um espaço scenicamente muito belo, mas pouco aproveitado pela comunidade em geral.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Balanço da sondagem relativa à apresentação deste blogue

Após conclusão da sondagem realizada aos visitantes deste blogue, relativa à apresentação e imagem do mesmo, esta lista proponente à Comissão Política da Juventude Social Democrata de Sabrosa congratula-se publicamente com os resultados obtidos, sendo que 80% dos nossos visitantes que se disponibilizaram a votar este blogue achou que ele era "muito bom", sendo ainda de notar que 17% o referiu com sendo "bom"...

As ilações a retirar de resultados desta natureza só podem ser duas, a de que todo o trabalho aqui realizado foi muito positivo, e de que este é o caminho a seguir!!

Sabendo nós que, como no passado, mas cada vez mais no presente, a imagem é muito importante, prometemos manter o patamar e não desiludir as expectativas já criadas em seu torno, procedendo à sua contínua actualização e melhorando-lhe o aspecto e conteúdo, no sentido de podermos também ter aqui um fiel espelho de âmbições e projectos deste grupo, uma imagem que nos represente e dignifique adequadamente perante a comunidade virtual...

Gostariamos ainda de agradecer a todos os que deram o seu contributo na votação... e com um número expressivo de participantes...

Agradece-se portando a receptividade demonstrada, dada a elevada participação na votação, e saudação demonstrada nos resultados obtidos, dado serem extremamente positivos.

domingo, 20 de abril de 2008

Balanço do 1º Jogo de Convívio em futsal

Após a realização do 1º Jogo de Convívio, em futsal, organizado por esta lista proponente à Comissão Política da JSD de Sabrosa, a mesma congratula-se publicamente pela adesão que este teve, na linha do que já havia sucedido noutras iniciativas.

Reinou o espírito de grupo e o companheirismo entre os participantes, sem nunca esquecer o espírito competitivo que a modalidade exige.

Numa iniciatica em que o resultado foi o menos importante, apesar do espírito competitivo, cumpriu-se mais uma etapa do plano de iniciativas idealizado por esta lista, pelo que cumpridos os objectivos delineados para esta actividade, a mesma pode ser considerada mais um sucesso.

Após novo sucesso em iniciativas do gênero, esta lista sai claramente motivada, no sentido de prosseguir com a concretização do seu projecto.

Agradece-se portando a participação e o apoio dado, com a certeza da concretização do projecto idealizado, bem como do lançamento de mais iniciativas deste gênero, que tanta receptividade e saudação têm acolhido por parte dos militantes, a curto prazo.

1º Jogo de Convívio em futsal

Esta lista proponente à Comissão Política Concelhia da Juventude Social-Democrata de Sabrosa, vem por este meio informar para a realização do 1º jogo de convívio, em futsal, entre militantes.

Este realizar-se-á no pavilhão da escola 2,3/S. Miguel Torga de Sabrosa pelas 20:00h do dia 19 de Abril, no sentido da promoção do desporto, como estabelecimento de hábitos de vida saudáveis e promoção da saúde, e ainda com o intuito da promoção do convívio entre militantes.

terça-feira, 25 de março de 2008

Balanço do 2º Jantar de Convívio

Após a realização do 2º Jantar de Convívio organizado por esta lista proponente à Comissão Política da JSD de Sabrosa, a mesma congratula-se publicamente pela adesão que este teve, na linha do que já havia acontecido no 1º Jantar.

O convívio foi precedido de uma tarde de "combate", com a realização de um torneio de paintball. Reinou o espírito de grupo e a diversão, numa iniciatica que já antevia o sucesso do Jantar...

Após novo sucesso destas iniciativas, esta lista sai com uma motivação extra, no sentido de prosseguir com a concretização do seu projecto.

Agradece-se portando a participação e o apoio dado, com a certeza da concretização do projecto e o lançamento de mais iniciativas deste gênero a curto prazo.

segunda-feira, 17 de março de 2008

2º Jantar de Convívio

Esta lista proponente à Comissão Política Concelhia da Juventude Social-Democrata de Sabrosa, vem por este meio informar para a realização do 2º Jantar de Convívio de integrantes, apoiantes e simpatizantes do projecto que a mesma defende para a JSD de Sabrosa.

Neste jantar, esta futura lista tem o intuito de manter a dinâmica de grupo que se tem vindo a desenvolver.

O jantar será precedido de uma tarde de convívio entre os integrantes, apoiantes e simpatizantes do projecto com a participação num torneio de paintball.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mensagens da equipa...

A equipa deixa algumas mensagens em relação a esta lista, sua dinâmica, formas de actuação e projecto que defende, em comentários a esta mensagem.

Mas também alguns dos "jotas" desta secção, apoiantes desta lista, deste projecto...

Lista à Mesa do Plenário de Secção - "Rumo ao Futuro"

A equipa que esta lista defende para a liderança da Mesa do Plenário da Juventude Social-Democrata de Sabrosa é a seguinte:

Presidente: Sérgio Barros
Vice-Presidente: Luis Pedro Alves
Secretária: Suzana Barros

Lista à Comissão Política de Secção - "Rumo ao Futuro"

A equipa constituinte desta lista é:

Presidente: Miguel Tuna
Vice-Presidente (Área Institucional): José Teixeira
Vice-Presidente (Área Social): Hélder Freitas
Vice-Presidente (Área Comunicação): Paula Veiga
Secretário-geral: Marcio Canelas
Vogal (Dep. Financeiro): Nélson Barros
Vogal (Dep. Recreativo e Cultural): Zita Garganta
Vogal (Dep. Ensino - Presidente): Bruno Barros
Vogal (Dep. Ensino - Vice-Presidente): Jorge Botelho
Vogal (Dep. Desportivo): Rodolfo Cruz
Suplente: Sara Cuevas
Suplente: Roberto Barros
Suplente: Marlene Amaral

Objectivos desta lista...

Esta lista assume como objectivo central deste projecto, a criação de uma nova dinâmica partidária no nosso concelho, criando uma estrutura partidária que de facto ouça os jovens e não exista apenas por existir, como as que existem actualmente neste concelho.

Apesar desse objectivo, existem ainda outros objectivos neste projecto, como o são a criação de uma entidade que defenda e contribua para o progresso do concelho a curto prazo.

Esta deve também, obviamente, promover a ideologia que defende a curto, médio e longo prazo.

Mas os objectivos desta lista para a JSD de Sabrosa, passam também pela criação de um grupo de jovens capazes de assumir, quando a responsabilidade lhes chegar, de uma forma responsável, capaz e competente, o destino do concelho, estabelecendo-se portanto como objectivo, a definição de uma linha estratégica para o desenvolvimento sustentado do concelho, a concretizar a longo prazo.