segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mensagens da equipa...

A equipa deixa algumas mensagens em relação a esta lista, sua dinâmica, formas de actuação e projecto que defende, em comentários a esta mensagem.

Mas também alguns dos "jotas" desta secção, apoiantes desta lista, deste projecto...

7 comentários:

Unknown disse...

Penso que serão tarefas fundamentais da JSD de Sabrosa a contribuição para a educação cívica e política da juventude, defender os seus legítimos direitos, e promover a sua representação e participação políticas, participando activamente na definição da política de âmbito regional, municipal, local, na perspectiva da defesa dos interesses da Juventude devendo portanto intervir, em representação dos jovens, para a definição programática do PSD local e para o estudo e divulgação, adaptada à realidade local, da Social-Democracia.

Os jovens devem encarar o futuro com um pensamento presente, devendo portanto, com sentido de responsabilidade, credibilidade e de verdade, assumir as suas responsabilidades na criação de um futuro próspero e promissor para o concelho.

E é nesse sentido que me propus integrar um projecto desta natureza.

Assim sendo, e dadas as carências locais, temos de nos propor a dar um contributo para essa melhoria.
Teremos ainda de promover o contacto da Comissão Politica junto das Associações de Estudantes e/ou jovens, no sentido de ouvir os seus problemas.

No que respeita própria estrutura partidária, e de modo a promover a representação e participação políticas, terá de ser objectivo claro a capacitação da JSD de Sabrosa com uma interactividade e representatividade para com os jovens do concelho.

Deve-se, obviamente, promover a participação activa de todos os militantes e da integração dos mesmos nas actividades da JSD da Secção de Sabrosa.

Acredito na construção de uma JSD livre, onde os militantes não serão apenas números para mobilizar para eleições ou agitar bandeiras, mas sim serão agentes de opinião e discussão que enriquecem a nossa estrutura partidária enquanto espaço plural.

A Juventude Social-Democrata de Sabrosa deverá constituir-se portanto, como um extraordinário movimento de intervenção política, uma força viva, dinâmica e actuante, no domínio da defesa dos princípios fundamentais da social-democracia e na luta diária pelos interesses dos jovens, em particular, mas também de toda a população do nosso concelho, de uma forma geral.

Como tal, e na perspectiva da representação e defesa dos interesses do Concelho, acredito que de facto o melhor “rumo ao futuro” começa já!


Miguel Tiago Alves Tuna

Anónimo disse...

“Quem assistiu à entrevista do “Engº.” José Sócrates, no passado dia 18 de Fevereiro ficou com a clara sensação que vivemos num país maravilhoso, por momentos até pensei estar a recuar à minha infância e estar a assistir a um belo episódio de “Alice no país das maravilhas”. Das duas uma: ou vivemos realmente no país das maravilhas ou naqueles 50 min. de entrevista o Exmo. Sr. Primeiro Ministro teve uma crise de “amnésia”. É por estas e por outras, que organismos como a JSD fazem todo o sentido.

Só nós, jovens, sabemos o que temos sofrido nos últimos tempos com as reformas politicas do actual governo. Não é por acaso que temos a maior taxa de desemprego dos ultimos 20 anos, não é por acaso que esses números correspondem à terceira taxa mais alta dos 27 Estados Membros da EU (dados do Eurostat); não é por acaso que o desemprego entre os licenciados aumentou 16% no ultimo ano. Não é por acaso que este governo “fechou-nos literalmente a porta”, diminuindo de forma drástica os incentivos ao arrendamento jovem. Isto para não falar das reformas ao nível da Saúde e da Educação…

Estes e outros aspectos são obviamente sentidos por nós jovens sabrosenses, que temos na JSD local um organismo que dá voz aos nossos problemas, constrangimentos e ideologias. Aceitei este desafio porque acredito que a “JOTA” constitui uma estrutura juvenil politico-partidária, onde os militantes, simpatizantes e amigos terão que ser agentes activos, na luta pelos interesses dos jovens do concelho e pelos interesses da população em geral. Além disso, penso que reunimos uma equipa capaz, uma equipa competente, uma equipa que apesar de ser jovem, realmente conhece a realidade económico-social do concelho de Sabrosa; e que poderá dar um valioso contributo para a persecução dos objectivos a que se propõe – defesa e promoção da social-democracia, defesa e promoção dos interesses dos jovens e da população do Concelho de Sabrosa.

Posto isto, e porque acredito neste projecto, nas pessoas que nele estão envolvidas, e nos objectivos a que se propõe; é com grande entusiasmo e dedicação que me proponho a vice-presidir (para a área institucional) a Lista à Comissão Política de Secção da JSD Sabrosa. Como já tive oportunidade de o dizer no primeiro jantar convívio de militantes da JSD de Sabrosa em Janeiro último; o “Caminho faz-se caminhando”, e este é sem dúvida o primeiro (grande) passo “Rumo ao Futuro”, no entanto e conscientes da realidade em que vivemos, parece-me petinente recordar uma frase de um grane democrata americano que se encaixa perfeitamente na nossa linha de orientação:"Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro." (Franklin Roosevelt)

José Carlos Teixeira

Cumprimentos sociais-democratas.

JSD Sabrosa: “Rumo ao Futuro”

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero agradecer ao Miguel Tiago Tuna candidato a presidência da lista á Comissão Politica de Secção da JSD Sabrosa, pela sua coragem, determinação, ousadia e capacidade de liderança, pois sem ele este projecto não seria possível.
A mim jovem deixa-me uma magoa profunda verificar o estado de estagnação em que se encontra este conselho em muitos aspectos mas principalmente em relação aos jovens, acho que neste momento os jovens não têm qualquer tipo de voz activa, e isso entristece-me porque nos jovens somos mais que meros piões que servem apenas para ir as urnas contribuir com o nosso voto na altura das eleições também temos cabeça para pensar e reivindicar os nossos direitos e expor as nossas ideias, por estes motivos aceitei o desafio que me propuseram, apoiando incondicionalmente este projecto.
Pois acredito nas pessoas que constituem este grupo, bem como na linha a seguir e na sua forma de actuação, acredito também numa JSD livre onde todos podem e devem dar o seu contributo porque a politica deve ser feita com ideias e não com ideologias politicas pré concebidas, aqui as pessoas nunca irão ser vistas como números mas sim como pessoas capazes, que podem dar muito a este conselho.
O grande poeta português Fernando Pessoa tem uma frase em que diz “o sonho comanda a vida” pois eu acho que devemos lutar pelos nossos sonhos e convicções, com a JSD tenho a certeza que vou ter a oportunidade de realizar alguns desses sonhos relativos a este conselhos, sonhos estes que penso não serem meus mas de todos nos jovens sabrosences.
Todavia, nada disto será possível se cada um pensar que não é importante, pois todos temos valor e juntos podemos conduzir este conselho “rumo ao futuro”.


Cumprimentos a todos.
Márcio Canelas

Anónimo disse...

antes de mais quero agradecer o convite para fazer parte desta lista..deste grupo d jovens com tantos projectos e ambiçoes...
foi com muito grato que aceitei o convite, porque sou jovem, porque tenhu dificuldades em viver como tal nesta sociedade que cada vez mais nos fecha as portas, nos vira as costas, não nos ouve..
e por querer ajudar a mudar, ajudar a fazer algo que venha de encontro as nossas necessidades, as nossas deficuldades, entrei nesta lista de corpo e alma...
porque viver no nosso concelho não é facil, vamos tentar minimizar as nossas dificuldades..dando voz a todos os jovens que nele vivem...
"não podemos mudar o mundo ..mas podemos ajudar a muda-lo"....
vamos trabalhar para isso...
vamos trabalhar por nos , pelos jovens e pelos jovens...
com os melhores cumprimentos a toda a lista,apoiantes e simpatizantes
Paula Veiga

Anónimo disse...

Bem a par de todos os que já aqui deixaram o seu comentário quero começar por agradecer o convite para entrar na lista de todos os jovens sabrosenses!sim porque esta lista não é so dos que a constituem mas sim de todos os jovens que acreditam que o nosso concelho pode ter um futuro melhor e mais risonho.
É por eles que aqui deixo a minha palavra de honra de que tudo farei para que o nosso concelho evolua "Rumo ao Futuro"...
E a eles lhes pesso uma única coisa, que não tenham medo de falar de dizerem o que acham que está mal no nosso concelho e que nos ajudem com as suas ideias a melhora-lo!Pois foi por isso que tomamos esta iniciativa. Como 1 dia disse o grande filosofo grego Sócrates (não confundir com 1 inergumeno a quem chamam primeiro ministro) "penso logo existo" acho que nos devemos reger por essa frase pois todos temos esse direito, o direito de sermos ouvidos, de defendermos as nossas ideias e expolas para que possamos ajudar o nosso concelho a evoluir!!
Quero também aqui deixar um agradecimento especial ao Miguel Tuna e ao Márcio Canelas (Battana)
pois foram eles que me incentivaram a abraçar este projecto e a tentar fazer com que o futuro dos jovens do concelho de Sabrosa seja melhor!!
A eles um muito obrigado...

cumprimentos a todos
Rodolfo Cruz

"RUMO AO FUTURO"

Anónimo disse...

Quero agradecer ao Miguel Tuna e á sua maravilhosa lista por encabeçarem este projecto local da JSD “Rumo ao Futuro”.

Finalmente apareceu alguém com a devida coragem e ambição para mobilizar os jovens sabrosenses para isto andar para a frente de uma vez por todas, eu como jovem penso que este concelho está uma miséria, onde já se viu uma câmara municipal ser assaltada e ainda por cima alguém ter a coragem de vir dizer para os jornais que a câmara só tem alarme em algumas partes? E ainda por cima o que foi assaltado foi o tribunal e a tesouraria? Não percebo. Mas o que se passa em Sabrosa passa-se em todo o país, o nosso primeiro-ministro anda sempre a querer tapar-nos os olhos, existem coisas graves, mas ele consegue dar a volta as pessoas para pensarem que são coisas sem importância, mas na verdade isto esta cada vez pior, por isso e que eu decidi apoiar este projecto para levar não só Sabrosa mas também Portugal para a frente, isto não pode continuar assim, nós jovens parece que não fazemos parte de Portugal parece que vivemos num mundo a parte mas isso tem de acabar com a ajuda de projectos como este para mobilizar os jovens de todos os cantos de Portugal, para nós também termos “voto na matéria”, porque nós jovens somos o futuro.
Cumprimentos sociais-democratas a

todos os magníficos membros desta JSD!

Tito Guedes

Anónimo disse...

Começaria por dar os parabéns a todos os membros desta lista, bem como aos restantes militantes. Isto porque, é preciso coragem para levar a avante um projecto deste género.

Decidi fazer parte deste projecto porque fui me apercebendo claramente da importância que a JSD tem na nossa sociedade e em especial para os jovens. A Juventude Social-Democrata de Sabrosa tem como objectivo constituir-se como um excepcional movimento de intervenção política, uma força viva, dinâmica e influente, no domínio da defesa dos princípios fundamentais da social-democracia e na luta diária pelos interesses dos jovens em particular, e de toda a população de uma forma geral. Penso que todos os jovens deste partido pretendem uma boa e justa partida para lutarmos por um bom resultado.

Acredito nesta JSD, onde os militantes não são apenas números para mobilizar para eleições ou agitar bandeiras, mas são agentes de opinião e discussão que enriquecem a nossa estrutura partidária enquanto espaço plural.
Os nossos objectivo só serão realizados com o apoio de todos os militantes da JSD, pois assim, estamos certos que teremos uma jota cada vez mais forte, para bem do nosso Concelho.

A JSD será aquilo que nós quisermos que ela seja.