quarta-feira, 12 de novembro de 2008

172º aniversário do Concelho

Em 1836, por decreto real de D. Maria II instaurou-se o Concelho de Sabrosa, que no passado dia 6 de Novembro celebrou o seu 172º aniversário sobre essa data. As comemorações decorreram no dia 9, a fim de possibilitar que toda a população do concelho pudesse participar.

Em dia de aniversário e em jeito de balanço, o presidente da Câmara, José Marques, lembrou o trabalho desenvolvido “juntamente com os munícipes mas também com investigadores e estudiosos de desenvolvimento local e de ordenamento do território, para aferir e enriquecer o plano estratégico para o Concelho”.

“No ano seguinte, pareceu-nos pertinente a reflexão sobre o papel das autarquias e as oportunidades no âmbito do QREN, o actual quadro de fundos comunitários, e este ano resolvemos centrar as comemorações naquele que é o factor crucial de desenvolvimento de qualquer região ou país que são as pessoas e a sua participação nas causas públicas”. José Marques defendeu ainda que “nenhum de nós tem dúvidas de que é na educação e no ensino que começamos a construir o futuro dos nossos munícipes.

Uma educação com qualidade é o primeiro passo para esbater a desigualdade de oportunidades. Não é por acaso que no ranking das escolas, cujos critérios já sabemos que são discutíveis, mas o que é certo é que, ano após ano, os primeiros lugares são sistematicamente ocupados por escolas das grandes cidades”. “No entanto, não há só más notícias pois nem calculam a alegria que me deu o facto de os alunos de Sabrosa terem recebido o computador Magalhães antes da maior parte dos alunos de Lisboa ou das outras grandes cidades”, acrescentou.

No final do discurso, foi entregue a Medalha de Ouro de Mérito Municipal a Leonido Augusto da Silva, ex-presidente da Junta de Freguesia de Parada do Pinhão, pelo excelente trabalho desempenhado ao serviço daquela instituição durante 44 anos, 20 dos quais como presidente. “O Sr. Leonido, a quem vou ter a honra de atribuir a mais alta condecoração municipal – a medalha de ouro do Município, constitui um caso de continuada intervenção cívica e política, ao longo dos anos, em favor de causas comuns e de utilidade reconhecida”, referiu o autarca.

Houve ainda tempo para o acto simbólico de oferecer a todos os presidentes de Junta do Concelho uma bandeira do município e foi exibido um filme promocional de Sabrosa, documentário com produção de qualidade, excelente fotografia e que já existe traduzido em Inglês, tendo no passado mês de Outubro sido objecto de apresentação e distribuição no 6º Fórum Mundial de Turismo, que este ano se realizou em Cebu, nas Filipinas.

No final, as vozes populares juntaram-se aos sons da Banda de Música e cantaram-se os parabéns ao Município, num momento de confraternização e convívio durante o qual todos puderam provar o bolo de aniversário.

Fonte: in Notícias de Vila Real; 11-11-2008

Sem comentários: