segunda-feira, 14 de julho de 2008

Comunicado de Imprensa

A juventude de Sabrosa encontra-se, ao momento, a nível de política municipal, quer desmotivada, quer posta de lado, no que a decisões e participação políticas respeita.

Nesse sentido, e tal como tem vindo a ser defendido publicamente pela Comissão Política da JSD de Sabrosa, a juventude local vale bem mais do que aquilo que actualmente representa.

Por entender que a juventude sabrosence representa um forte capital de esperança, é talvez a maior interessada na definição de linhas estratégicas de política municipal de juventude, por possuir um inequívoco espírito de entrega e capacidade de trabalho, por ser a faixa etária mais irreverente, talvez com as maiores capacidades criativas, e pelo papel que representa como geradora de processos de mudança de mentalidades e de modernização da comunidade, a Comissão Política da JSD de Sabrosa alertou o Executivo Municipal, junto do seu Vice-Presidente, para a inexistência desta estrutura municipal, tendo inclusivamente apresentado a sua proposta de Regulamento para o Conselho Municipal da Juventude de Sabrosa.

Tendo ainda presentes as palavras de Sua Excelência, o Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, proferidas no âmbito das comemorações do dia 25 de Abril, relativas ao alheamento da juventude da política, pensamos, na JSD de Sabrosa, que só se conseguem mobilizar os jovens dando-lhes voz e fazendo-lhes sentir a necessidade do seu envolvimento nas tomadas de decisão.

A criação do CMJ permitiria, na nossa opinião, a criação de uma estrutura de excelência, ao nível da auscultação, informação e consulta ao nível da juventude local.

Nesse sentido defendemos a criação de um CMJ composto, entre outros que se venham a achar pertinentes, por representantes dos órgãos autárquicos, associação de estudantes do agrupamento vertical de escolas do município, organizações políticas de juventude e estruturas associativas que trabalhem com jovens, tais como organizações desportivas e culturais ou ainda organizações com intervenção de teor social.

A criação do CMJ levaria os jovens a exercerem o seu direito de cidadania, de uma forma mais participativa e empenhada, com o objectivo de compreender melhor as aspirações e os anseios dos jovens, ficando assim o executivo municipal habilitado a responder melhor aos anseios desta faixa da população municipal.

Nesse sentido, é com satisfação que a JSD de Sabrosa gostaria de comunicar que após o seu alerta junto do Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, este apelo mereceu resposta positiva por parte do mesmo, referindo que a breve prazo irá propor ao Executivo Municipal a criação do Conselho Municipal da Juventude, reconhecendo a importância que este pode trazer em termos de participação e contribuição da juventude.

De notar que o Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara, além de louvar a iniciativa da JSD, fez ainda questão de referir que a política municipal de juventude continua a ser uma das áreas prioritárias deste Executivo, sendo que um dos seus objectivos para esta área também passaria pela constituição do CMJ, daí que o alerta tenha sido considerado pelo mesmo muito pertinente, e tenha referido que este surge numa óptima altura.

Assim sendo, a Comissão Política da Juventude Social Democrata de Sabrosa aguarda, com expectativa, desenvolvimentos relativamente a esta matéria, sabendo que pelo menos a receptividade demonstrada pelo Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara é já um bom indício para que o Conselho Municipal da Juventude de Sabrosa possa ser uma realidade a curto prazo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aplaudo com muito bons olhos este movimento! Parabéns…