sábado, 27 de setembro de 2008

Magalhães chega à sua terra natal

Esta terça feira chegaram ás escolas do 1º ciclo de 16 concelhos os primeiros quatro mil computadores portáteis Magalhães. O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, esteve na cerimónia de entrega no concelho de Sabrosa, terra natal do navegador Fernão de Magalhães, que deu o nome ao computador.

Inserido no programa e.escolinha, no quadro do Plano Tecnológico do Governo, o portátil Magalhães é um computador criado a pensar nas crianças, leve e resistente ao choque e aos líquidos, que chegou hoje às escolas nacionais.

A meta do governo é que em 2010 haja um computador por cada dois alunos.

Mas como a educação não se resume às novas tecnologias, o presidente da autarquia aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do concurso público para a construção do novo centro escolar. Fez ainda alusão pelo facto de Miguel Torga ser natural de Sabrosa, a várias citações da sua obra, onde o autor se congratula por ser conterrâneo de Fernão de Magalhães e lhe faz várias alusões positivas como navegador e como homem.

O Governo promete ainda portáteis Magalhães com ‘software’ adaptado a crianças com necessidades educativas especiais, já a partir de Outubro. Simbolicamente, José Marques, entregou à APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), um portátil Magalhães para que estes se insiram, como parte do projecto-piloto da adaptação dos Magalhães.

Fonte: in Noticias do Douro; 26-09-2008

Sem comentários: