terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Miguel Torga: Espaço de homenagem começa a ser construído em Janeiro

A construção do Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, tem início em Janeiro, com um investimento previsto de 2,7 milhões de euros, para homenagear o mais conhecido dos escritores transmontanos, anunciou hoje fonte da autarquia.

A Câmara de Sabrosa adjudicou o equipamento cultural, que vai ser construído em terrenos próximos da casa onde nasceu o escritor, em São Martinho de Anta, na semana passada à empresa Manuel Vieira & Irmãos Lda. O projecto do Espaço Torga é assinado pelo arquitecto Souto Moura.

Miguel Torga, cujo nome de baptismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995, em Coimbra.

Segundo a autarquia, a obra iniciar-se-á em Janeiro com um prazo de execução de 16 meses.
"Ou seja, até final de 2010 deverá ser concluído o "Espaço Torga" que constituirá sem dúvida um ícone dos equipamentos culturais da região e do nosso país", salientou a câmara em comunicado.

Esta iniciativa da Câmara de Sabrosa, acolheu todo o apoio do primeiro-ministro, José Sócrates, que, no decorrer de uma visita a São Martinho de Anta em Junho do ano passado, afirmou que foi "através de Torga" que aprendeu a conhecer-se a si próprio e a Portugal.

A filha do poeta, Clara Rocha, também se associou ao projecto e disse esperar que este espaço se transforme num centro de cultura que interaja outros espaços de homenagem aos escritores Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco.

"Finalmente na terra de Miguel Torga, haverá um espaço centrado no escritor, na evocação das suas origens e lugares de memória, relacionado com o território e com objectivos programáticos inovadores", acrescenta ainda a autarquia.

O objectivo é que o Espaço Torga constitua um centro literário de referência, articulado em permanência com outros congéneres do país e do estrangeiro, servindo ainda como um centro de interpretação e divulgação da obra torguiana, com biblioteca, livraria, auditório e sala de exposições.

A intenção da autarquia é também estimular o turismo cultural, sendo que, actualmente, centenas de pessoas já se deslocam à região transmontana para ver os locais que serviram de inspiração ao escritor.

Apesar de ter vivido em Coimbra, Torga visitava muitas vezes a sua terra natal. Com o reconhecimento da obra foram muitas as homenagens prestadas ao autor.

Hoje, a principal rua de São Martinho de Anta tem o nome do escritor, existe um Círculo Cultural em sua homenagem na localidade e, em breve, abrirá o Espaço Torga.

A partir deste espaço serão também organizados percursos pelos locais descritos na obra do autor, como a casa onde nasceu, o seu primeiro consultório e o negrilho [árvore de grande porte] localizado no centro da vila, que foi muitas vezes descrito nos seus poemas e curiosamente secou no mesmo ano da morte de Miguel Torga.

Miguel Torga formou-se em medicina pela Universidade de Coimbra. Em 1976, foi distinguido com o Grande Prémio Internacional de Poesia das Bienais Internacionais de Knokke-Heist e em 1981 com o Prémio Montaigne (Alemanha). Em 1989 recebeu o Prémio Camões.

Em 1992, foi eleito Figura do Ano da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira em Portugal.

Entre algumas das obras de Torga destacam-se os "Contos da Montanha", "Bichos", "A Criação do Mundo", "Senhor Ventura" ou "Vindima", e na poesia "Rampa", "Abismo", "Lamentação", "Libertação" ou "Poemas Ibéricos".


Fonte: in Lusa; 16-12-2008

Sem comentários: