domingo, 25 de outubro de 2009

Passos Coelho candidato


O social-democrata Pedro Passos Coelho considera que Manuela Ferreira Leite não tem condições para continuar a liderar o PSD e revela que vai ser candidato.

"Quando houver eleições, com certeza que apresentarei a minha candidatura", declarou o antigo líder da JSD, esta noite, em entrevista à TVI.

Ferreira Leite “não tem condições para se manter como líder do PSD” depois de ter perdido as eleições legislativas, apesar do “desgaste político e pessoal do Primeiro-ministro como julgo não há memória em Portugal”, afirma Passos Coelho.

O partido não deve impor uma data à actual líder para abandonar, porque esse, diz Passos Coelho, seria um “espectáculo lamentável”.

No rescaldo de um ciclo eleitoral, o candidato derrotado nas últimas directas do PSD considera que os sociais-democratas não podem fazer da reeleição de Cavaco Silva em Belém o principal objectivo político.

“Fazer da próxima eleição presidencial ou, eventualmente, da reeleição do Dr. Cavaco Silva a próxima grande batalha do PSD é, do meu ponto de vista, uma miopia política ainda pior do que aquela que a má percepção que tivemos da realidade portuguesa até estas últimas eleições”, afirma.

Se Cavaco Silva avançar para a corrida a um novo mandato, obviamente deve ser apoiado, defende Passos Coelho.

Já quanto ao início da legislatura, com o Governo Sócrates minoritário, e na véspera do encontro entre Ferreira Leite e o Primeiro-ministro indigitado, Passos Coelho considera que é preciso esperar para ver, no que toca às políticas estruturantes, nomeadamente o Orçamento de Estado.

O empresário considera que um partido responsável não pode anunciar a sua posição face um Orçamento de Estado que não conhece, dizendo que vai aprovar ou rejeitar.

Nos últimos cinco anos, o PSD teve quatro líderes: Durão Barroso, Marques Mendes, Luís Filipe Menezes e agora Ferreira Leite. Passos Coelho alerta para a mudança de posições ao sabor das conveniências, num partido que precisa unir-se em torno de um projecto.

Fonte: in Rádio Renascensa; 13-10-2009

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PSD derrotado nas Autárquicas

O PSD perdeu as eleições autárquicas em Sabrosa, permitindo o regresso do PS à Câmara de Sabrosa.

Dados da Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI) indicam que o candidato do PS obteve 67,2 por cento, elegendo quatro vereadores, enquanto a coligação PSD/CDS-PP teve 25,8 por cento, com um vereador.

O médico Mílciades Carvalho concorreu às autárquicas deste ano como independente, proposto pela coligação PSD/CDS-PP, regressando à vida política, depois de ter sido presidente da Câmara de Sabrosa, eleito pelo PS, em dois mandatos seguidos.

Fonte: DN; 12 Outubro 2009

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PSD derrotado em Legislativas

Após noite eleitoral, e derrota do PSD, Manuela Ferreira Leite assumiu sozinha a responsabilidade da derrota eleitoral.
A líder do PSD anunciou para depois das autárquicas uma reunião do Conselho Nacional do partido. O PSD adia a discussão sobre a derrota e a manutenção de Ferreira Leite na liderança.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ferreira Leite visita Distrito de Vila Real

Após a visita da Presidente do PSD ao Distrito de Vila Real, eis o discurso que a mesma proferiu no Teatro Municipal de Vila Real, onde realizou uma acção de esclarecimento pública.

domingo, 23 de agosto de 2009

A JSD lançou a Nivel Nacional uma Plataforma de Debate, onde todos podem participar na construção do Programa Político.

É a primeira vez que uma organização partidária em Portugal torna totalmente público, transparente, participado e descentralizado o debate e a construção do seu programa e propostas políticas. Nesta plataforma estará em debate o Programa Eleitoral da JSD para as Legislativas de 2009, mas não só. Esta Plataforma continuará em funcionamento depois das Eleições, para que o Programa Político da JSD esteja em discussão e actualização permanente e o trabalho dos nossos Deputados avaliado e monitorizado.

Os Deputados da JSD que vierem a ser eleitos em 27 de Setembro de 2009 estarão também nesta Plataforma a debater, recolher contributos, e a divulgar e prestar contas pela sequência que forem dando às propostas políticas aqui debatidas e construídas. No site www.jsd.pt/novoportugal podes ver desde já a estrutura que pretendemos apresentar. Atenção que este é um site de teste e o link definitivo será www.novoportugal.eu Ao contrário de outras plataformas de debate, neste caso será possível a todos introduzir as suas propostas e contra-propostas, documentos de suporte, links e vídeos, bem como votar e comentar. Veja como funciona em http://www.jsd.pt/novoportugal/comofunciona.php e como se pode interagir http://www.jsd.pt/novoportugal/comoparticipar.php . Consideramos que a democracia implica a participação de todos na sociedade.

A Juventude Social Democrata, JSD, quer contar com a participação e opinião de todos os portugueses na elaboração das propostas e medidas que vai defender no ciclo eleitoral que se aproxima. Não se trata apenas de conversa para tempos eleitorais, pois desde que fomos eleitos para liderar a JSD que defendemos uma Nova Atitude, uma Nova Política, mais próxima de facto e preocupada com os jovens, onde defendemos sobretudo valores éticos e de conduta nos quais acreditamos plenamente.

A JSD quer, de uma vez por todas, provar que a política é uma actividade nobre e que tem como principal objectivo melhorar a vidas dos portugueses.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Lei do financiamento dos partidos "esqueceu-se" dos independentes

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) classificou de "esquecimento" o facto da lei que define a isenção dos partidos políticos no pagamento de IVA nas campanhas eleitorais não regular o financiamento das candidaturas independentes.

Ao contrário dos candidatos autárquicos propostos por forças políticas, os independentes suportam o IVA, a uma taxa de 20 por cento, do material que compram para difundir a sua mensagem política e estão impedidos de vender bens ou artigos, para angariar fundos, sem cobrar o IVA.

O facto da actual legislação que regula o financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais não abranger, no capítulo dedicado aos benefícios e isenções, os grupos de cidadãos eleitores, suscitou alguma revolta em alguns candidatos independentes, que exigem "igualdade de direitos".

Sendo a lei de 2003, nas últimas eleições autárquicas já se verificava esta situação, mas ninguém se manisfestou, segundo o porta-voz da CNE, Nuno Godinho de Matos.

Para o responsável da CNE, esta situação poderá resolver-se com uma "possível iniciativa legislativa" que crie um estatuto que defina o modo de organizar e estruturar os benefícios fiscais a atribuir aos cidadãos que concorrem às eleições como independentes.

Contudo, segundo Nuno Godinho de Matos, este ano os candidatos independentes "terão ainda que se sujeitar" à actual legislação.

Na sequência de um pedido de parecer formulado recentemente pelo candidato independente à Câmara de Matosinhos, Narciso Miranda, a CNE afirmou que "o regime legal previsto", no que respeita ao IVA, "é susceptível de colocar em crise o princípio da igualdade das candidaturas".

Fonte: in Sapo Noticias citando Jornal de Notícias; 21-07-2009

domingo, 19 de julho de 2009

Ferreira Leite critica falta de "vergonha" de Sócrates

A presidente do PSD criticou hoje as novas promessas de apoio social anunciadas por José Sócrates, considerando que o secretário-geral do PS devia ter "vergonha" das promessas que fez e não cumpriu nos mais de quatro anos de Governo.

"Pois não só não tem vergonha como ainda por cima agora anuncia outras tantas promessas para depois não cumprir caso ganhe as eleições", afirmou Manuela Ferreira Leite, que falava no decorrer na Festa de Verão do PSD de Vila Real.

José Sócrates, falando como secretário-geral do PS, revelou sábado que o programa eleitoral do seu partido vai incluir um novo subsídio para as famílias abaixo do limiar da pobreza e o reforço da rede de cuidados continuados.

Hoje, a líder social-democrata enumerou as "promessas e mais promessas" feitas por José Sócrates na anterior campanha eleitoral.

"Pois ainda o governo não acabou esta legislatura e já está neste momento a fazer promessas e mais promessas para o próximo Governo, caso o engenheiro Sócrates ganhe as eleições", acrescentou.

Manuela Ferreira Leite diz que Sócrates faz promessas "todos os dias", anunciando que "vai dar isto a este grupo e mais aquilo ao outro grupo".

"Eu apenas me limito a pensar naquilo que ele disse antes das eleições e que nada fez. Porque é que eu neste momento hei-de acreditar naquilo que ele está a prometer para depois", sublinhou.

Para a líder do PSD, "se houvesse alguma ponta de vergonha naquilo que os políticos não devem fazer, esta devia ser uma delas".

Ferreira Leite esteve na festa de apresentação dos candidatos às 14 câmaras do distrito de Vila Real.

O palco escolhido foi o Parque das Romanas, em Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar), onde também Francisco Sá Carneiro participou numa festa. O dia escolhido foi 19 de Julho, data em que Sá Carneiro faria 75 anos se fosse vivo e em que Aníbal Cavaco Silva ganhou a primeira maioria absoluta.

A actual líder do PSD fez questão de homenagear o poder local, os autarcas, tanto presidentes de câmara como de juntas, que são, segundo salientou, aqueles que mais próximos, melhor conhecem e mais ajudam as populações locais.

O PSD quer reforçar o poder em Vila Real, aumentando o número de presidências de câmara, que actualmente é de nove das 14 do distrito.

Para o efeito, aposta na recandidatura dos actuais presidentes de câmara como Manuel Martins (Vila Real), Francisco Tavares (Valpaços), Domingos Dias (Vila Pouca de Aguiar, Fernando Campos (Boticas), João Batista (Chaves), Marco Teixeira (Chaves), Agostinho Pinto (Ribeira de Pena) e Nuno Gonçalves (Régua).

Apenas o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Pinto de Moura, optou por não se recandidatar, sendo substituído pelo actual vereador Francisco Ribeiro.

Em Sabrosa, Milcíades Carvalho, antigo presidente de câmara pelo PS, vai liderar a coligação PSD-CDS/PP, e, em Alijó, foi renovada a coligação que volta a ser encabelada por Miguel Rodrigues.

A aposta do partido para Montalegre recaiu sobre um jovem de 27 anos, Duarte Gonçalves, e, em Murça, o candidato do PSD é Paulo Calvão.

Segundo as contas da distrital do PSD, cerca de 2000 simpatizantes e militantes participaram na festa do partido.

Fonte: in Diário de Notícias, citando Lusa; 19-07-2009

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Velocidade da Internet pode chegar aos 100 Megabits por segundo em Sabrosa

Sabrosa será dotada da Rede de Internet de Nova Geração da Banda Larga.

São dez os concelhos do distrito de Vila Real que vão ser dotados com comunicações de alta velocidade, nomeadamente, Boticas, Montalegre, Murça, Valpaços, Alijó, Mesão Frio, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.

Esta novidade foi avançada, no último fim-de-semana, em Resende, pelo ministro das Obras Públicas e Telecomunicações, Mário Lino, que aproveitou também para lançar já o concurso das Redes de Nova Geração.

O membro do Governo deixou bem claro que não quer um país a duas velocidades. Assim, ao todo, a iniciativa contemplará 44 concelhos em zonas rurais do Norte do país, aumentando para os 140 concelhos abrangidos
quando se fala em todo o território nacional, num investimento que ronda os mil milhões de euros.

Estas redes, que se desenvolvem através de fibra óptica e possibilitam os serviços de telecomunicações muito mais rápidos, possibilitam velocidades de Internet que poderão variar entre os 40 e os 100 Megabits por segundo.

Mário Lino anunciou ainda que até ao final de 2009 prevê a intercomunicabilidade entre toda a rede pública de hospitais, centros de saúde, instituições públicas de ensino superior e ainda de outras instituições, como museus e bibliotecas.

Para o próximo ano, todas as escolas do ensino básico e secundário e todos os serviços públicos de justiça serão abrangidos pelas Redes de Nova Geração.

Fonte: in A Voz de Trás-os-Montes; 16-07-2009

domingo, 5 de julho de 2009

Freguesia de Gouvinhas com acessos viários melhorados

Não basta à freguesia de Gouvinhas ter as mais deslumbrantes paisagens vinhateiras, é necessário ter acessos rápidos e confortáveis aos centros urbanos da região e à sede de concelho. O cenário irá alterar-se, face ao interesse comum da Junta de Freguesia e Câmara Municipal, que têm em perspectiva a beneficiação e a reconstrução de algumas estradas que aproximarão Gouvinhas do progresso.

O presidente da Junta de Freguesia, António Gilberto Correia, Presidente eleito pelo PSD, salientou, em entrevista ao Jornal "A Voz de Trás-os-Montes", esta mesma necessidade.

O edil não ignora a importância que tem para qualquer localidade a existência de bons acessos, e há três vias que considera prioritárias para satisfazer a necessidade das populações.
A requalificação da estrada a S. Martinho de Anta/Ferrão/Pinhão – estrada panorâmica (projecto do QREN, obra intermunicipal), que já figura nas intervenções da Câmara de Sabrosa. A beneficiação da ligação a Guiães e a estrada Gouvinhas/Abrecovo, um projecto com apoio da Estrutura Missão do Douro.

“A ligação a Guiães é muito importante. Hoje, os camiões das firmas exportadoras de vinho fazem esse percurso sem as mínimas condições. São 8 quilómetros de beneficiação numa estrada que não tem os requisitos necessários”, sublinhou o autarca ao Jornal, adiantando que “a estrada Gouvinhas/Abrecovo ainda é de terra batida, e a Junta não tem capacidade financeira para fazer uma via nova e moderna”.

António Gilberto Correia aproveitou para elogiar o presidente do Município de Sabrosa. “José Marques tem procurado ajudar nas acessibilidades da freguesia. As estradas que ficam a Sul do concelho foram sendo descriminadas ao longo da história pelos executivos anteriores. Mas, este executivo tem tido um comportamento exemplar, sabendo-se que, dentro das suas próprias limitações, tem atendido a todas as nossas ambições”.

De referir que, segundo o Jornal, a Câmara Municipal de Sabrosa lançou esta semana um conjunto de importantes de investimentos viários, como a qualificação da rede de estradas municipais, traduzida num investimento global superior a 400 mil euros.

Também a estrada de ligação a Cheires vai ficar mais segura, com a colocação de rails de protecção, tapete betuminoso e nova sinalética.
Está igualmente adjudicada a Variante que fica a poente de Parada do Pinhão, a melhoria dos acessos da EN 323 a Provesende, da EN 323 a S. Cristóvão do Douro e do acesso de Parada a Vilarinho de Parada.

Fonte: A Voz de Trás os Montes; 02-07-2009

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Documentário sobre a JSD no programa "Portugal, meu Amor"

A Sic Radical lançou um documentário sobre os jovens e a política e acompanhou os trabalhos da JSD, entrevistanto o Presidente dos jovens sociais democratas, Pedro Rodrigues, e o Secretário-Geral, António Leitão Amaro.

O documentário, onde aparece ainda o líder da JS, foi realizado para o programa Portugal Meu Amor, que é emitido pela estação televisiva do grupo Impresa, e apresentado pelo jornalista Hugo Gonçalves.

Pedro Rodrigues e António Leitão Amaro explicam no documentário aquilo que consideram ser necessário para que os jovens não percam o gosto pela política.

Durante o vídeo, militantes da JSD aparecem mesmo no Largo do Rato, numa manifestação contra as más políticas do Governo.

O jornalista Hugo Gonçalves acompanha ainda o processo de recrutamento da JSD, nomeadamente a reunião final, em Lisboa, que os líderes da JSD tiveram com os numerosos jovens que foram seleccionados para o programa de voluntariado que os jovens sociais democratas lançaram e que é o primeiro do género colocado em vigor por um movimento político português.

"O objectivo é aproximar os jovens da política, mesmo que não sejam militantes", exclamou Pedro Rodrigues, quando questionado pelo jornalista da Sic Radical acerca dos propósitos do programa de estágios.

domingo, 21 de junho de 2009

Candidatura do PSD à autarquia

Segundo noticia a agência Lusa, a 19 de Junho de 2009, será ex-autarca socialista Milcíades Carvalho quem irá encabeçar as listas do PSD à Câmara Municipal de Sabrosa.

De acordo com notícia da mesma, existirá uma coligação PSD/CDS-PP no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, nas próximas eleições autárquicas, de acordo com anuncio de uma fonte da distrital social-democrata.

O médico Mílciades Carvalho, 57 anos, concorre às autárquicas deste ano como independente, proposto pelo Partido Social-Democrata.

Carvalho regressa agora à vida política, depois de ter sido presidente da Câmara de Sabrosa, eleito pelo PS, em dois mandatos seguidos, tendo perdido a autarquia em 1997 para o social-democrata Orlando Vaz.

Depois da derrota o médico optou por ir trabalhar para o Algarve, regressando a Sabrosa em Maio de 2008, segundo afirmou à Agência Lusa, por motivos pessoais e por ter sido convidado pela Comissão Política do PS de Sabrosa para concorrer pelo partido às autárquicas.

Mílcíades Carvalho afirmou que, na altura, contava com o apoio da concelhia e distrital socialistas.

No entanto, salientou, depois do que diz ter sido uma grande "cambalhota política", esse mesmo apoio do partido passou para o actual presidente da autarquia, José Marques, eleito há quatro anos por uma lista independente.

Embora José Marques ainda não o tenha afirmado publicamente, a Federação Distrital do PS de Vila Real já anunciou que o autarca vai encabeçar a lista socialista em Sabrosa.

Marques chegou a ser convidado também pelo PSD para encabeçar a lista social-democrata neste concelho tendo recusado.

Carvalho diz-se "magoado" com este "volte-face" e, por isso mesmo, resolveu avançar com a sua candidatura à autarquia, primeiro como independente, surgindo depois a possibilidade de encabeçar a coligação PSD/CDS-PP.

O médico referiu que já deixou de ser militante do PS e afirmou-se confiante numa vitória contra o actual presidente, mesmo reconhecendo que as próximas autárquicas em Sabrosa poderão confundir um pouco o eleitorado devido à troca de partidos.

José Marques, há quatro anos, tinha como número dois um social-democrata, que ainda é o vice-presidente da Câmara de Sabrosa.

"Acredito que vamos ganhar as eleições e até acredito que em causa vai estar a eleição do quarto vereador", afirmou Milcíades Carvalho à Lusa.

O executivo municipal de Sabrosa é composto por cinco vereadores.

Milcíades Carvalho considera que, depois de ter saído da câmara, "pouco foi feito pelo concelho", mas as principais críticas são dirigidas ao actual presidente a quem acusa de "não ter feito obra nenhuma" e de ter "hipotecado o futuro" da autarquia com uma dívida que "estima ascender aos 15 milhões de euros". Fonte: Expresso; 19 de Jun de 2009 citando Lusa; 19 de Jun de 2009.

terça-feira, 9 de junho de 2009

PSD vence eleições Europeias

Domingo, dia 7 de Junho de 2009, foi mais um grande dia para o PSD, que venceu as eleições para o parlamento europeu com 31, 7% dos votos e com 8 deputados eleitos. Já o PS ficou pelos 7 deputados e 26,6% dos votos. O Bloco de Esquerda soube no final da contagem que iria eleger 3 deputados e teve 10,73% dos votos. O PCP elegeu dois deputados com 10,66% dos votos e o CDS também 2 deputados com 8,37% dos votos.

A vitória torna-se ainda mais gratificante ao ter, também, correspondência nos resultados ao nível do nosso concelho, com uma vitória do PSD, com 43,48% dos votos. O PS registou apenas 31,58%, o CDS/PP 7,1%, PCP/PEV com 4,97% e o BE com 4,38%.

De notar que concelho de Sabrosa, a vitória é expressiva, tendo apenas o PSD perdido em apenas 3 das 14 freguesias do concelho, nas quais duas apenas pela margem mínima (2 a 5 votos), e ainda um empate na freguesia de Souto Maior.

Também um grande resultado, ao nível do PSD, no concelho de Sabrosa.

Felicitamos assim todos os eleitos para a representação Portuguesa no Parlamento Europeu, e em especial os eleitos do PSD, com particular relevância para o cabeça de lista, o Dr. Paulo Rangel.

sábado, 30 de maio de 2009

Sondagem aos nossos visitantes sobre as autárquicas

Finda a sondagem levada a cabo aos visitantes do nosso Blogue, sobre a recandidatura do Dr. José Marques pelo Partido Socialista à autarquia Sabrosence, convêm tecer algumas considerações antes de revelar os resultados propriamente ditos.

É de notar, portanto, a enorme aderência que a mesma teve. Foi uma votação com uma expressão significativa... Foram muitos os internautas nossos visitantes que aderiram à votação e que por certo a acompanharam.... Tal refletiu-se no número de visitas que o blogue conseguiu atingir durante o período em que a mesma esteve online... Um dos períodos mais visitados do nosso blogue!

E perante esta realidade, congratulámo-nos, desde já, pela iniciativa levada a cabo pela JSD de Sabrosa... Mais uma prova de seriadade e credibilidade por parte da mesma. Mais uma prova do acompanhamento que a  JSD de Sabrosa faz do pensamento da juventude e munícipes em geral.

"Não seria fácil para nenhuma estrutura política colocar uma sondagem num espaço seu, em que se avalie o peso eleitoral de um potencial adversário político, e nós fizêmo-lo sem medo dos resultados, da aderência, e dos próprios celeumas que a mesma pudesse criar... Esta é a nossa forma de fazer política! Clara como a água, com seriedade e com a postura imparcial que uma sondagem nos merece, apesar da evidente parcialidade da JSD num acto eleitoral deste tipo. Penso que por isso, e parece pouco, mas não o é, evidentemente, pois exige coragem política, a iniciativa tinha tudo para ser um sucesso... corremos sim vários riscos, mas a seriadade da iniciativia faria sempre dela um sucesso... e penso que o foi." refere Miguel Tuna, Presidente da JSD de Sabrosa. 

De referir ainda que, e apesar haver vários factores que podem condicionar a evolução dos resultados obtidos, convém referir que a votação evoluiu de formas distintas, e não com o resultado a evoluir de uma forma estável.

Assim sendo, e no diz respeito concretamente ao resultado da nossa sondagem, o actual Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, reuniu 42% dos votos, ou seja, a maioria votaria em José Marques para Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, integrando o mesmo, neste acto eleitoral, as listas do Partido Socialista.

De notar que o mesmo começou com uma margem confortável, pelo meio do período de votação perdeu a margem e viu-se ultrapassado, e na parte final recuperou a desvantagem e apresentou-se como o vencedor desta sondagem...

Apesar de sair vencedor, José Marques não conseguiu reunir o voto de 40% dos nossos vistantes que participaram na votação, sendo que estes afirmaram a intenção de não votar em José Marques para a Presidência da autarquia.

Um dos dados mais interessantes que se pode destacar ainda desta sondagem são os 12% de votantes que afirmam que o seu sentido de voto dependerá de quem se apresentar na corrida com o Dr. José Marques... Ou seja, basicamente, e permitam-nos a veleidade, mas vamos assumir-lo, que aguardam pelo candidato do PSD para decidirem o seu sentido de voto.

Estes 12% de indecisos, ou de votantes ainda na expectativa, podem, ou poderiam, decidir a sondagem se tivessem em sua posse todos os dados relativos à futura eleição... verificar-se-á o mesmo em relação à eleição?! Não sabemos...

Os restantes votantes, manifestaram a intenção de não se dirigirem às urnas, ou seja 2% dos nossos votantes.

Que conclusões poderemos retirar desta sondagem, e da sua significância para com o sentido de voto nos nossos concidadãos?! Não sabemos, obviamente!!

Parece-nos claro, pelos menos nas ilações a retirar desta sondagem, que José Marques sai para a campanha eleitoral autárquica em vantagem, mas que a mesma poderá decidir o resultado final, e em particular o candidato que o PSD venha a apresentar...

Temos também que ter em conta que durante o período em que a mesma decorreu vários nomes foram falados para assumirem a candidatura pelo PSD... E qual seria a percentagem de votos flutuantes mediante o candidato final do PSD, quer nos votantes de José Marques, quer dos não votantes?!

Estariam também os 12% de votantes à espera de outro candidato que não o do PSD e o do PS?! Também não sabemos...

Em suma, pensamos que se pode concluir, de uma forma ligeira, mas provavelmente a mais correcta, que o PSD enfrentará um bom desafio eleitoral em Sabrosa, onde terá um teste à sua altura, para que possa sair vencedor do referido acto eleitoral, pois o Dr. José Marques estará mesmo, em força, na corrida para a sua reeleição.

Aguarda-se portanto, ainda com maior expectativa, a apresentação do candidato do PSD às autárquicas, para ai podermos verificar o que o mesmo terá a acrescentar no desfecho do acto eleitoral.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

PSD Distrital apresentará candidatos em breve

As autárquicas são apenas em Outubro e, até lá, ainda decorrerão as europeias já no próximo mês e depois as legislativas em Setembro. Contudo, no distrito de Vila Real ao “arranjos” estão quase ultimados, mas ainda em segredo. O presidente da distrital do Partido Social Democrata (PSD), Domingos Dias, revelou ao Mensageiro que estão a ser acertadas coligações e já se iniciou a busca por candidato em Sabrosa. O actual presidente do concelho de Sabrosa, José Marques, foi eleito como independente, mas com o aproximar de novas eleições depressa se percebeu que, como independente, não voltaria a concorrer. Os dois partidos mais influentes no distrito, Partido Socialista (PS) e PSD, começaram então as sondagens a José Marques. Os socialistas parece que ganharam a corrida pelo independente e Rui Santos, líder da distrital, já assegurou isso mesmo. Contundo, Domingos Dias não se mostrou convencido. “O actual presidente ainda não declarou que era candidato pelo PS. O que sabemos é que o presidente da distrital do PS disse que José Marques era candidato, por isso, aguardamos que o próprio o assuma”, referiu o líder social-democrata. Neste momento, o PSD ainda não tem um candidato assumido para o concelho sabrosense, mas não é uma questão que amedronte Domingos Dias. “Como partido maioritário em Sabrosa e com mais força no município, com ou sem José Marques, o PSD apresentará um candidato para vencer as eleições.” O responsável pela distrital do PSD garantiu também que o mesmo ficará definido, o mais tardar, durante a próxima semana. Para estas autárquicas, o PSD vai apresentar-se “como sempre” com vontade de atingir uma “meta ambiciosa”. “O ideal seria vencer em todos os concelhos e apresentámos seguramente candidatos para discutir a vitória em todos eles.” Para isso, o também presidente da autarquia de Vila Pouca de Aguiar deixou claro que serão apresentadas “propostas eleitorais concretas” que têm como objectivo o “desenvolvimento e a dinâmica” dos municípios. Já era conhecida a intenção do PSD de se coligar com o Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP) na corrida pelo município de Alijó e, segundo Domingos Dias, o mesmo acontecerá em Ribeira de Pena. Assim, no município alijoense, Miguel Rodrigues repete a candidatura de 2005 e encabeça a lista PSD/CDS-PP. Em Ribeira de Pena, Agostinho Pinto será, sem surpresa, recandidato. Sobre outras possíveis coligações, o líder da distrital do PSD diz que não está encerrada essa possibilidade em nenhum concelho, garantido que “há negociações em curso”. Dos doze concelhos do distrito de Vila Real, o PSD detém actualmente o poder em nove. Com a política de reconduzir todos os seus actuais presidentes, o PSD deverá apresentar como candidatos Manuel Martins (Vila Real), Francisco Tavares (Valpaços), João Baptista (Chaves), Agostinho Pinto (Ribeira de Pena), Domingos Dias (Vila Pouca de Aguiar), Marco Teixeira (Mesão Frio), Nuno Gonçalves (Peso da Régua) e Fernando Campos (Boticas). Quanto a Mondim de Basto, o actual presidente Pinto de Moura não irá a votos. “Optou por não se recandidatar e será substituído pelo actual vice-presidente, Francisco Ribeiro”, revelou Domingos Dias. Em relação aos municípios actualmente de domínio socialista, Murça e Santa Marta de Penaguião, e o independente Sabrosa, tudo será desvendado nos próximos dias. Fonte: in Mensageiro Notícias; 28-05-2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Iniciada construção da ligação do concelho à A24

Depois de ter honras de Estado na abertura do concurso, Sabrosa repetiu a façanha no dia em que lançou a primeira pedra da variante da Estrada Nacional 322, que liga São Martinho de Anta à Auto-estrada 24, em Vila Real. Em Julho do ano passado, o Ministro das obras Públicas, Mário Lino, e o primeiro-ministro, José Sócrates, estiveram presentes no município e anunciaram a construção. No passado domingo, dia 24, foi a vez do secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, que representou o Governo na formalização do início da obra. Se em 2008, José Sócrates falava de “uma questão de justiça” sobre esta ligação de Sabrosa à rede de auto-estradas, o presidente da câmara de Sabrosa, José Marques, falava em “investimento estratégico”. Dez meses depois, José Marques diz-se mais perto do objectivo. “Foi a prioridade deste executivo, desde o primeiro momento, e todas as obras estão dependentes desta. Tudo estaria em causa sem a construção desta estrada. Dela depende o desenho e a dinâmica que estamos a criar no território.” Distanciada, actualmente, por 16 quilómetros, em sinuoso traçado, da capital de distrito, a vila de Sabrosa tem-se defrontado com a interioridade devido às dificuldades viárias. Com a nova via de 6,8 quilómetros, orçada em 12,4 milhões de euros, o concelho terá as suas viagens, que “atingiam os 30 minutos em dias de muito trânsito”, reduzidas para apenas 6, revelou José Marques. Para o secretário adjunto das obras públicas, Sabrosa é um exemplo de desenvolvimento, mas precisava de ver desencravada no aspecto da acessibilidade. “Apesar de estar próximo de Vila Real estava ainda longe em termos de tempo a percorrer e esta estrada vai resolver esse problema.” Os trabalhos estarão concluídos em Dezembro do próximo ano e Sabrosa estará então “aberta ao mundo”. “Esta promessa cumprida por parte do Governo vai criar condições para pormos em prática todos os nossos planos. Maior atractividade do território em todos os domínios e melhorias das acessibilidades e condições é fundamental para implementarmos o turismo e captarmos investimento empresarial”, sublinhou José Marques. Repetindo o exemplo do dia da concessão, em que foi visitada pelo chefe de Governo, a população voltou a comparecer em força no recinto da cerimónia. Na opinião de José Marques, é o sentimento de necessidade e alguma ansiedade por ver criado movimento económico com o início dos trabalhos. Esta aposta está ganha e, por isso, o autarca de Sabrosa já só pensa nos seguintes desafios para desenvolver o município. “Outras grandes oportunidades”, foi a forma escolhida por José Marques para definir o que poderá resultar deste investimento governamental. “Com a conclusão desta estrada teremos de ter o alargamento da zona industrial também implementado. Neste momento, já temos financiamento e já estamos a desenvolver o alargamento.” José Marques referiu também que apenas com este rápido e funcional acesso entre o município e o concelho de Sabrosa está garantido o sucesso do futuro Espaço Miguel Torga. O museu, localizado em São Martinho de Anta, é dedicado ao escritor e estará concluído durante o próximo ano. “Será um referencial em termos culturais mas, sem esta estrada, não conseguiria implementar o seu programa condignamente”, concluiu José Marques.  Fonte: in Mensageiro Notícias; 28-05-2009

domingo, 3 de maio de 2009

Comunicado de Imprensa

Considerando a aproximação do acto eleitoral “Europeias 2009”, e no âmbito da iniciativa nacional da JSD “Liga-te @ Europa”, a JSD de Sabrosa recebeu no dia 2 de Maio, de visita ao concelho, dois candidatos a Eurodeputados, Joaquim Biancard Cruz e Dolores Monteiro. 

A JSD de Sabrosa, sabendo da importância que cada vez mais os bons exemplos têm, e principalmente em períodos económicos complicados, organizou uma visita a uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do concelho, a Quinta do Portal, em Celeirós do Douro.

Além do tradicional “Porto de Honra”, realizou-se uma visita guiada na quinta, e suas instalações vinícolas.

Na mesma medida, constatou-se ainda a aposta que a empresa tem vindo a desenvolver no domínio do enoturismo.

Num óptimo dia de sol, e com a belíssima paisagem do Alto Douro Vinhateiro como pano de fundo, ficaram bem patentes as enormes potencialidades que quer “Douro” quer Sabrosa possuem, tanto em termos económicos como turísticos.

Após a visita, realizou-se um ainda um almoço, noutra unidade hoteleira do concelho, em Sabrosa, no Solar dos Canavarros, onde além de reinar a boa disposição e o espírito de confraternização entre os presentes, se discutiram ainda, entre outros assuntos, questões europeias.

De assinalar que do jantar saiu o forte empenho de todos em que se promova principalmente a conscencialização da comunidade para a importância da participação cívica neste acto eleitoral.

Marcaram presença na deslocação ao concelho de Sabrosa, e participaram nas actividades associadas, entre outros, os dois candidatos a Eurodeputados, Joaquim Biancard Cruz, actual Vice-Presidente da JSD Nacional e Dolores Monteiro, vereadora da Câmara Municipal de Vila Real, João Montenegro, Coordenador Eleitoral Nacional JSD, Luís Pedro Pimentel, Vice-Presidente PSD Distrital Vila Real e Nataniel Araújo, Presidente JSD Distrital Vila Real.

A JSD de Sabrosa congratula-se portanto com o sucesso da iniciativa, esperando que a mesma possa contribuir para um maior esclarecimento sobre a Europa, e que com este tipo de acções políticas se possa conferir ao acto eleitoral europeu o grau de importância que lhe é devido, estimulando assim a participação cívica dos sabrosences nas eleições europeias, e em particular da juventude de Sabrosa.

JSD de Sabrosa recebe candidatos a Eurodeputados

A JSD de Sabrosa recebeu, Sábado, dia 2 de Maio, de visita ao concelho, dois candidatos a Eurodeputados, Joaquim Biancard e Dolores Monteiro.

No programa de visita estiveram incluidos uma visita a um empreendimento local, à Quinta do Portal, em Celeiros do Douro, onde se pode constatar quer a dinâmica da empresa, quer a sua dimensão e sucesso, assente, na continua aposta da mesma em produção vinícola de qualidade e no enoturismo, bem como um almoço, numa unidade hoteleira do concelho, no Solar dos Canavarros, em Sabrosa.

Além do incentivo aos candidatos, a JSD de Sabrosa discutiu com os mesmos algumas das mais importantes questões que marcam a agenda europeia.

Ficou ainda bem patente, o potencial que o concelho detem, quando existe uma aposta nas suas potencialidades, imagem que a JSD de Sabrosa fez questão de passar a ambos os candidatos.

Com um clima excelente para este tipo de iniciativas, com o qual fomos brindados no dia, com o sol e magnífica paisagem duriense com pano de fundo, fica a nota de mais uma grande iniciativa da JSD de Sabrosa. 

sábado, 25 de abril de 2009

Museu da Filoxera nasce em Provesende

Segundo noticia a Lusa, a 22 de Abril, " O Museu da Filoxera vai ser instalado em Provesende, aldeia onde Joaquim Leite Pereira começou a combater esta praga que no século XIX praticamente destruiu a produção de vinho do Porto no Douro", segundo anúncio da Câmara de Sabrosa.

O museu será da iniciativa da Câmara Municpal de Sabrosa, sendo que " vai integrar a rede de núcleos museológicos do Museu do Douro, com sede em Peso da Régua", de acordo com a mesma fonte.

Segundo a fonte, citando a autarquia, a candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte) foi entregue a 15 de Abril.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Rádio Nacional Austríaca faz programa sobre Sabrosa e Fernão de Magalhães

Segundo a Imprensa Regional noticia, os feitos do navegador Fernão de Magalhães continuam a atravessar fronteiras e a promover Sabrosa.

Desta vez, a foi visita de uma importante cadeia de rádio austríaca “Radio Oesterreich” que resolveu produzir um programa de rádio com a duração de uma hora, em horário nobre, sobre Portugal, e como achavam incontornável falar sobre Fernão de Magalhães, os repórteres quiseram conhecer Sabrosa, a terra e a casa onde nasceu esta grande figura da história mundial.

Segundo o Jornal "Notícias de Vila Real", no passado sábado, Emil Wimmer e Margit Hainzil dois jornalistas consagrados da rádio nacional 1 austríaca, estação com mais audiência no país e com uma forte componente cultural, aproveitaram a visita para conhecerem a casa do Navegador, bem como para desfrutar das nossas magníficas paisagens e provarem o excelente Vinho do Porto, único no mundo.

Durante a tarde, visitaram modernas adegas do Concelho e passearam na aldeia vinhateira de Provesende, neste caso com um duplo objectivo: ver uma aldeia duriense recentemente recuperada e simultaneamente conhecer a histórica figura de Pinheiro Leite de Azevedo, responsável pela vitória sobre a terrível filoxera.

De acordo com a mesma fonte, no final da visita os repórteres revelaram-se deslumbrados com as nossas paisagens bem como com a nossa história, prometendo uma nova visita aquando da inauguração do Centro Interpretativo dedicado a Fernão de Magalhães, motivo principal da sua vinda a Sabrosa e ao Douro.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Paulo Rangel lidera a lista do PSD às europeias

O líder parlamentar do PSD foi confirmado como cabeça-de-lista ao Parlamento Europeu, cujas eleições marcada para 7 de Junho, pela direcção do partido. Paulo Rangel foi uma escolha da presidente do partido, que sublinhou as suas "qualidades pessoais e políticas ímpares".

Sugundo noticia a RTP, em noticias.rtp.pt, o nome do líder da bancada parlamentar foi acolhido por unanimidade na direcção do partido.

Assim sendo, e segundo a fonte, o Conselho Nacional do PSD vai reunir-se na próxima terça-feira para aprovar a lista completa da candidatura a Estrasburgo, indicou a presidente do partido.

O Conselho Nacional é o órgão máximo do partido entre congressos, tendo por competência aprovar a candidatura ao Parlamento Europeu.

Paulo Rangel vai manter-se na liderança da bancada parlamentar até à tomada de posse, que deverá ocorrer em Julho.

Paulo Rangel é jurista de formação e foi secretário de Estado da Justiça no Governo de Santana Lopes, sendo o último cabeça de lista às europeias a ser anunciado.

terça-feira, 14 de abril de 2009

JSD de Sabrosa lança nova imagem

A JSD de Sabrosa arrancou ontem com um pacote de medidas internas que lhe permitam melhorar a estratégia de comunicação e imagem , dado compreender a importância crescente das novas teconlogias na nova forma de fazer política em Portugal e no Mundo.

Nessa medida apresentou ontem, online, o seu novo logótipo.

De acordo com Miguel Tuna, "com o estabelecimento de um logótipo personalizado, pretende-se “refrescar” a imagem da JSD, criando uma nova imagem de marca, uma imagem própria e que dinamize a imagem da nossa Secção".

De referir que no seguimento da estratégia de proximidade com a juventude local, que a JSD de Sabrosa tem vindo e levar a cabo, ontem foi também lançada uma nova forma de comunicação entre a JSD de Sabrosa e os seus militantes, o contacto fequente via sms.

"Sabemos que se queremos estar próximos dos jovens temos que usar ferramentas tecnológicas que nos permitam isso mesmo", refere Miguel Tuna, sendo que a JSD de Sabrosa se propõe a contactar, via sms, frequentemente os seus militantes, de modo a poder, por um lado divulgar as suas iniciativas, e por outro ouvir as preocupações e problemas da juventude local.

Na mesma medida, e de acordo com a importância crescente que os mesmos têm vindo a assunir, a JSD de Sabrosa lançou também uma rede social na internet, na plataforma de social networking mais utilizada e digulvada a nível local, a rede hi5. Desta forma a mesma pode ser consultada em http://jsdsabrosa.hi5.com/.

Sobre este pacote de medidas, é ainda referido pelo líder da JSD local que, se a JSD tem como objectivo tornar-se numa organização tecnologicamente liderante e de ponta, adoptando e controlando as ferramentas e processos mais modernos, com destaque para internet, as redes sociais e as tecnologias de informação, também a JSD de Sabrosa o deve fazer, a nível local, e dando desde já o seu contributo a nível nacional.

domingo, 5 de abril de 2009

Concurso “JSD 2009”

A JSD Nacional está a promover um concurso para a concepção do slogan e logótipo que a mesma irá apresentar no círculo eleitoral de 2009.

O slogan e imagem para os ciclos eleitorais de 2009 devem reflectir a ideia estratégica da JSD para este período de três campanhas eleitorais, que é:

- Oferecer um futuro melhor e diferente aos jovens portugueses como principal prioridade.

Esta ideia decompõe-se em duas mensagens principais:

- O Governo do Partido Socialista abandonou e esqueceu a juventude portuguesa

- A Aposta na Juventude, através de propostas inovadoras, como a prioridade do nosso projecto político.

Quem quiser participar e enviar as suas sugestões, deve-o fazer enviando as mesmas para o e-mail mailto:e-mail2009@jsd.pt .

Participem e deêm o nosso contributo para a campanha Nacional da JSD.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Vários membros da JSD de Sabrosa integram órgãos Distritais

É com enorme satisfação que a JSD de Sabrosa vê vários dos seus membros integrarem a equipa vencedora do acto eleitoral referente aos órgãos Distritais da JSD de Vila Real.

Assim sendo, integram agora a equipa da JSD Distrital de Vila Real, Miguel Tuna, José Teixeira, Rodolfo Cruz e André Pereira.

Perante tal representação, Miguel Tuna, Presidente da JSD de Sabrosa refere ainda que " é com enorme satisfação que vejo a valor da equipa da JSD de Sabrosa ser reconhecido a nível Distrital"... sendo que realça ainda a "importância de tal representação", após uma campanha interna que após começar de uma forma cordial acabou a ferro e fogo.

"Provaram-se também neste acto eleitoral a coesão da JSD de Sabrosa, o querer e a vontade em vencer todos os desafios onde está presente", acrescenta ainda o Presidente da jota local...

"A JSD de Sabrosa está na linha da frente no que respeita à acção política das várias "jotas" do Distrito, pelo que, como é obvio, não podia passar à margem deste acto eleitoral... ainda bem que o mesmo nos foi favorável, e tanto os militantes do distrito reconheceram o valor da nossa equipa, bem como a dinâmica que temos conseguido empreender em Sabrosa nos conseguiu colocar em posição de obter, por mérito próprio, esta representação digna de registo na equipa distrital" remata o líder da JSD de Sabrosa.

Por certo que os nossos companheiros nos vão representar da melhor forma nesta nova etapa da JSD Distrital...

Estão de Parabéns!

Lista da Nova Energia vencedora

A candidatura da "Nova Energia", relativa à eleição dos órgãos Distritais da JSD de Vila Real, saiu vencedora do acto eleitoral, sendo que o mesmo decorreu no dia 21 de Março.

A candidatura liderada por Nataniel Araújo, assume-se assim como vencedora do acto eleitoral, que decorreu em Chaves.

Sendo candidata única, foram com naturalidade eleitos, respectivamente, o novo Presidente Comissão Política da JSD Distrital de Vila Real, Nataniel Araújo, e como Presidente da Mesa da JSD Distrital de Vila Real, Carla Costa.

terça-feira, 24 de março de 2009

Adjudicada a Construção da Variante de S. Martinho de Anta à A24

Segundo o Jornal a Voz de Trás os Montes, a 19-03-2009, a construção da Variante de S. Martinho de Anta à Auto-estrada 24 deu mesmo um passo decisivo, e a sua construção vai mesmo avançar ainda este ano.

O contrato de adjudicação terá mesmo já sido assinado, sendo que a obra deve ainda arrancar este ano. É uma obra avaliada em cerca de 14 milhões de euros, que irá desencravar o concelho de Sabrosa.

"Era uma estrada há muito ansiada pela população e reclamada pela autarquia. A Variante compreende o troço entre o IP3/A24 e S. Martinho de Anta, substituindo o actual traçado de ligação à sede do concelho. Com uma extensão aproximada de 6,8 km, a infra-estrutura engloba a construção de três obras especiais de arte, cinco passagens superiores, uma passagem inferior e quatro passagens agrícolas. A sua execução compreende a realização de trabalhos especializados de movimentação de terras, drenagem, pavimentação, sinalização e segurança".

O presidente da Câmara Municipal, José Marques, deixou transparecer ao mesmo Jornal, o seu contentamento. “Era uma promessa do Primeiro-ministro, aliada ao nosso interesse e empenho, conseguimos esta importante obra. Esta via tem sido uma das minhas prioridades na actividade autárquica e representa um trabalho árduo, atendendo ao facto de ter encontrado o processo numa fase primária, embora tivesse já estado em cima da mesa noutros governos”.

A obra terá a duração de 540 dias, após a data de adjudicação, e encurtará significativamente no espaço e no tempo a ligação de Sabrosa a Vila Real.

Parecem ter os dias contados os 12 km sinuosos da EN 322 que actualmente se têm de cumprir entre Vila Real e Sabrosa.

Fonte: Jornal a Voz de Trás os Montes; 19-03-2009

sexta-feira, 20 de março de 2009

150 jovens "correram para trás" em frente à sede do PS

"ao contrário de José Sócrates, a JSD e o PSD só querem pôr Portugal a correr para a frente" Pedro Rodrigues

A iniciativa da JSD juntou centena e meia de jovens em frente à sede do Partido Socialista para salientar os 4 anos em que o Governo de Sócrates fez Portugal andar para trás.

Ao fim da manhã de hoje, 150 jovens da JSD, em quatro grupos fizeram uma "corrida para trás" empunhando cartazes que assinalavam as áreas em que Portugal "andou para trás" nos últimos 4 anos, destacando os temas do desemprego, a habitação jovem, endividamento das famílias e agravamento do esforço fiscal.

«Por cada avenida do mundo em que vimos José Sócrates fazer jogging, como ainda ontem vimos em Cabo Verde, Portugal e os jovens portugueses iam perdendo oportunidades e emprego», afirmou Pedro Rodrigues.

Para Pedro Rodrigues o "país continua a andar para trás, sem esperança, vive numa ilusão criada pelo Partido Socialista e por este Governo" e "ao contrário de José Sócrates, a JSD e o PSD só querem pôr Portugal a correr para a frente".

Esta iniciativa teve lugar em Lisboa e a corrida teve início no Jardim da Estrela e terminou no Largo do Rato em frente à sede do Partido Socialista.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Presidente da Câmara de Sabrosa é candidato pelo PS?!

Segundo a imprensa nacional e regional divulgou a partir do final do dia 7 de Março, Sábado, o actual Presidente da Câmara, Dr. José Marques, apresentar-se-á aos seus eleitores como candidato pelo Partido Socialista, de acordo com Rui Santos, Presidente da Federação do PS de Vila Real.

"A grande novidade é a candidatura de José Marques, que protagonizou as últimas eleições autárquicas ganhando como independente a Câmara de Sabrosa ao PSD . Segundo Rui Santos, o autarca de Sabrosa aceitou o desafio que encabeçar a lista socialista, não se colocando, para já, a questão do seu processo de adesão ou não ao partido. "O professor José Marques sempre esteve perto e próximo do Partido Socialista e foi com naturalidade que aceitou encabeçar a lista socialista às eleições autárquicas de 2009", salientou." de acordo com o JN, na sua edição de 2009-03-07.

No entanto, e após noticia em vários orgãos nacionais, como por exemplo a Lusa ou o Jornal de Notícias, e na imprensa regional, como por exemplo o Noticias de Vila Real, ao Jornal a Voz de Trás os Montes, a rádio Ansiães, entre outros órgãos de comunicação social, tem-se vindo a dar o dito por não dito e alguns já não confirmam a candidatura...

Surgindo agora em alguns como fonte oficiosa a candidatura do Dr. José Marques, ou ainda como provável noutros, mas ainda à espera de decisão oficial por parte do mesmo, aguardando ainda a consulta ao movimento independente que o elegeu, ou ainda referido como apenas boato mais que certo, o facto é que a imprensa regional tem andado a "corrigir" esta noticia...

E então afinal em que ficamos?!

É ou não o actual Presidente da Câmara o candidato do Partido Socialista à nossa autarquia?!

Talvez já fosse chegada a hora de resolver a questão de uma vez por todas, dado que esta questão já começa a descredibilizar um pouco a política local, e principalmente o Partido Socialista, na voz do seu Presidente da Federação de Vila Real.

Compreendemos que o mesmo tenha querido apresentar-se com toda a pompa e circinstância, como candidato à maior autarquia do Distrito, e que na mesma linha tenha querido apresentar o mais que provável candidato à autarquia sabrosence, mas pelo menos que se entendam um com o outro!

4 Anos de Governo que puseram o país a correr para trás

Cumprem-se esta semana 4 anos da tomada de posse do Governo de José Socrátes.

Foram 4 anos muito maus para Portugal, e em particular para os jovens portugueses, que foram completamente abandonados pelo seu Governo...

José Socrátes, que tanto apareceu a correr pelo mundo fora, afinal fez o País correr para trás.

A Verdade é que em quatro anos Portugal andou para trás!!

Para assinalar estes desastrosos quatro anos de governação, a JSD lança duas iniciativas:

- Ontem, dia 11 de Março,às 19h55, no RTP1 a JSD emitiu o primeiro tempo de antena da sua história. Neste tempo de antena, com imagens e intervenção do Pedro Rodrigues, lembrar que em 4 anos o País andou para trás!

- No próximo Sábado, às 12h, em Lisboa, a JSD realiza uma Corrida para Trás! Os jovens da JSD vão todos juntos correr simbolicamente para trás para lembrar que em 4 anos, por mais que Sócrates tenha andado a fazer jogging por vários cantos do mundo, a verdade é que o País correu para trás! Até às 12horas a concentração decorre no Jardim da Estrela, em Lisboa, para que a essa hora possam todos avançar juntos para o local onde decorre a corrida para trás (Lg do Rato ou São Bento, conforme autorização do Gov. Civil).

Todos deverão vestir uma t-shirt branca.

Porque queremos é andar para a frente!

Por Portugal!

quinta-feira, 5 de março de 2009

JSD propõe medidas de apoio aos alunos do ensino superior

A JSD está preocupada com os estudantes do ensino superior que podem ou poderão vir a interromper os seus estudos por causa da crise económica. Por isso, propôs uma série de medidas para prevenir esse abandono.

As propostas foram apresentadas, na Assembleia da República, ao grupo parlamentar do PSD.

Defendendo a abertura de uma nova época de candidaturas a bolsas de acção social para os alunos que, com o desemprego próprio ou dos pais, enfrentam dificuldades para continuar a estudar. A acção social indirecta também deve ser reforçada, nomeadamente através da diminuição do preço das refeições nas cantinas, defende a JSD. Deste modo, o apoio pode estender-se a todos os estudantes, mesmo aos que não sejam legalmente reconhecidos como carenciados.

Também a nível dos transportes, os estudantes deveriam ser apoiados, por exemplo, através do alargamento até aos 26 anos dos beneficiários do programa e-escola 4-18, que reduz o preço dos transportes públicos para metade para os jovens até aos 18 anos. Esta foi uma medida que esqueceu os alunos do superior, lamentou a JSD.

Livros e outro material escolar que possa ser reutilizado deveria ser disponibilizado aos alunos carenciados, bem como, as instituições de ensino superior poderiam contratar os jovens para tarefas, remunerando-os. Para tal, a JSD defendeu a criação de um quadro legal de contratação dos estudantes, com um regime fiscal favorável às escolas.

Esperemos que o Governo reconheça o mérito das presentes propostas, não para bem e reconhecimento da JSD, mas fundamentalmente para o bem dos estudantes que tantas dificuldade enfrentam no momento que o país atravessa.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Votação do novo logo JSD Sabrosa





Concluida a votação online, segue a indicação para a Comissão Política da JSD de Sabrosa analisar os resultados e votar o novo logótipo da JSD de Sabrosa.

De referir que a votação apresentou-se renhida, entre o logo 2 e o logo 4, saindo no entanto o logo 2 vencedor, à tangente, com apenas 3 votos de vantagem...

Aguardam-se novidades, após a decisão da Comissão Política da JSD de Sabrosa...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Comunicado de Imprensa

Considerando o actual período eleitoral em que a JSD Distrital de Vila Real vive, a Comissão Política da Secção da JSD de Sabrosa gostaria de comunicar que, por unanimidade, declara apoio inequívoco à candidatura “Nova Energia”.

Analisando a situação política da JSD ao nível do Distrito, a JSD de Sabrosa entende que só este projecto pode levar os jovens do Distrito de Vila Real à união de forças e ao combate político vencedor, junto da juventude do distrito.

A JSD de Sabrosa, gostaria ainda de elogiar, publicamente, as linhas de orientação estratégicas da candidatura, que, novamente por unanimidade, foram exortadas em sede de reunião da Comissão Política desta Secção, sendo que não só Nataniel Araújo merece a confiança desta secção, como também toda a equipa que com ele tem trabalhado na construção de um projecto que permita à JSD Distrital voltar a ser a Juventude de Referência do Distrito de Vila Real.

A JSD de Sabrosa louva ainda o clima interno que se vive, no decorrer deste processo eleitoral, o que demonstra a assinalável postura de ambas as candidaturas.

Ao contrário do que muitas vezes se verifica, o clima eleitoral tem sido ameno e ausente das habituais picardias e desconsiderações entre membros das duas candidaturas, sendo que a JSD de Sabrosa louva a atitude de ambas as candidaturas, pois tais atitudes de má fé apenas iriam desconsiderar e desprestigiar o bom nome da JSD, o que seria indigno de um verdadeiro membro da “jota” Social Democrata.

Na mesma medida, a JSD de Sabrosa louva ainda a ausência de intromissão dos órgãos do Partido neste acto eleitoral.

Perante este clima de discussão de ideias, a JSD de Sabrosa acredita que a JSD Distrital de Vila Real vai sair deste processo claramente fortalecida, com uma “Nova Energia”, e claramente preparada para enfrentar o duro combate político que se avizinha.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

JSD de Sabrosa apoia a candidatura de Nataniel Araújo

Após considerar a situação política da JSD, a nível Distrital, a Comissão Política da JSD de Sabrosa declara publicamente, por unanimidade, apoio inequívoco à candidatura da Nova Energia, liderada por Nataniel Araújo.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Nataniel Araújo é candidato à JSD Distrital

No próximo mês de Março irão decorrer as eleições para a Distrital da Juventude Social Democrata (JSD) de Vila Real.

Sob o slogan “Nova Energia”, Nataniel Araújo, natural de Vila Real, apresentará nos próximos dias a sua candidatura à liderança.

A encabeçar a lista para a Mesa do Plenário estará Claudia Moura, natural de Chaves.