sábado, 30 de maio de 2009

Sondagem aos nossos visitantes sobre as autárquicas

Finda a sondagem levada a cabo aos visitantes do nosso Blogue, sobre a recandidatura do Dr. José Marques pelo Partido Socialista à autarquia Sabrosence, convêm tecer algumas considerações antes de revelar os resultados propriamente ditos.

É de notar, portanto, a enorme aderência que a mesma teve. Foi uma votação com uma expressão significativa... Foram muitos os internautas nossos visitantes que aderiram à votação e que por certo a acompanharam.... Tal refletiu-se no número de visitas que o blogue conseguiu atingir durante o período em que a mesma esteve online... Um dos períodos mais visitados do nosso blogue!

E perante esta realidade, congratulámo-nos, desde já, pela iniciativa levada a cabo pela JSD de Sabrosa... Mais uma prova de seriadade e credibilidade por parte da mesma. Mais uma prova do acompanhamento que a  JSD de Sabrosa faz do pensamento da juventude e munícipes em geral.

"Não seria fácil para nenhuma estrutura política colocar uma sondagem num espaço seu, em que se avalie o peso eleitoral de um potencial adversário político, e nós fizêmo-lo sem medo dos resultados, da aderência, e dos próprios celeumas que a mesma pudesse criar... Esta é a nossa forma de fazer política! Clara como a água, com seriedade e com a postura imparcial que uma sondagem nos merece, apesar da evidente parcialidade da JSD num acto eleitoral deste tipo. Penso que por isso, e parece pouco, mas não o é, evidentemente, pois exige coragem política, a iniciativa tinha tudo para ser um sucesso... corremos sim vários riscos, mas a seriadade da iniciativia faria sempre dela um sucesso... e penso que o foi." refere Miguel Tuna, Presidente da JSD de Sabrosa. 

De referir ainda que, e apesar haver vários factores que podem condicionar a evolução dos resultados obtidos, convém referir que a votação evoluiu de formas distintas, e não com o resultado a evoluir de uma forma estável.

Assim sendo, e no diz respeito concretamente ao resultado da nossa sondagem, o actual Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, reuniu 42% dos votos, ou seja, a maioria votaria em José Marques para Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, integrando o mesmo, neste acto eleitoral, as listas do Partido Socialista.

De notar que o mesmo começou com uma margem confortável, pelo meio do período de votação perdeu a margem e viu-se ultrapassado, e na parte final recuperou a desvantagem e apresentou-se como o vencedor desta sondagem...

Apesar de sair vencedor, José Marques não conseguiu reunir o voto de 40% dos nossos vistantes que participaram na votação, sendo que estes afirmaram a intenção de não votar em José Marques para a Presidência da autarquia.

Um dos dados mais interessantes que se pode destacar ainda desta sondagem são os 12% de votantes que afirmam que o seu sentido de voto dependerá de quem se apresentar na corrida com o Dr. José Marques... Ou seja, basicamente, e permitam-nos a veleidade, mas vamos assumir-lo, que aguardam pelo candidato do PSD para decidirem o seu sentido de voto.

Estes 12% de indecisos, ou de votantes ainda na expectativa, podem, ou poderiam, decidir a sondagem se tivessem em sua posse todos os dados relativos à futura eleição... verificar-se-á o mesmo em relação à eleição?! Não sabemos...

Os restantes votantes, manifestaram a intenção de não se dirigirem às urnas, ou seja 2% dos nossos votantes.

Que conclusões poderemos retirar desta sondagem, e da sua significância para com o sentido de voto nos nossos concidadãos?! Não sabemos, obviamente!!

Parece-nos claro, pelos menos nas ilações a retirar desta sondagem, que José Marques sai para a campanha eleitoral autárquica em vantagem, mas que a mesma poderá decidir o resultado final, e em particular o candidato que o PSD venha a apresentar...

Temos também que ter em conta que durante o período em que a mesma decorreu vários nomes foram falados para assumirem a candidatura pelo PSD... E qual seria a percentagem de votos flutuantes mediante o candidato final do PSD, quer nos votantes de José Marques, quer dos não votantes?!

Estariam também os 12% de votantes à espera de outro candidato que não o do PSD e o do PS?! Também não sabemos...

Em suma, pensamos que se pode concluir, de uma forma ligeira, mas provavelmente a mais correcta, que o PSD enfrentará um bom desafio eleitoral em Sabrosa, onde terá um teste à sua altura, para que possa sair vencedor do referido acto eleitoral, pois o Dr. José Marques estará mesmo, em força, na corrida para a sua reeleição.

Aguarda-se portanto, ainda com maior expectativa, a apresentação do candidato do PSD às autárquicas, para ai podermos verificar o que o mesmo terá a acrescentar no desfecho do acto eleitoral.

Sem comentários: