domingo, 5 de julho de 2009

Freguesia de Gouvinhas com acessos viários melhorados

Não basta à freguesia de Gouvinhas ter as mais deslumbrantes paisagens vinhateiras, é necessário ter acessos rápidos e confortáveis aos centros urbanos da região e à sede de concelho. O cenário irá alterar-se, face ao interesse comum da Junta de Freguesia e Câmara Municipal, que têm em perspectiva a beneficiação e a reconstrução de algumas estradas que aproximarão Gouvinhas do progresso.

O presidente da Junta de Freguesia, António Gilberto Correia, Presidente eleito pelo PSD, salientou, em entrevista ao Jornal "A Voz de Trás-os-Montes", esta mesma necessidade.

O edil não ignora a importância que tem para qualquer localidade a existência de bons acessos, e há três vias que considera prioritárias para satisfazer a necessidade das populações.
A requalificação da estrada a S. Martinho de Anta/Ferrão/Pinhão – estrada panorâmica (projecto do QREN, obra intermunicipal), que já figura nas intervenções da Câmara de Sabrosa. A beneficiação da ligação a Guiães e a estrada Gouvinhas/Abrecovo, um projecto com apoio da Estrutura Missão do Douro.

“A ligação a Guiães é muito importante. Hoje, os camiões das firmas exportadoras de vinho fazem esse percurso sem as mínimas condições. São 8 quilómetros de beneficiação numa estrada que não tem os requisitos necessários”, sublinhou o autarca ao Jornal, adiantando que “a estrada Gouvinhas/Abrecovo ainda é de terra batida, e a Junta não tem capacidade financeira para fazer uma via nova e moderna”.

António Gilberto Correia aproveitou para elogiar o presidente do Município de Sabrosa. “José Marques tem procurado ajudar nas acessibilidades da freguesia. As estradas que ficam a Sul do concelho foram sendo descriminadas ao longo da história pelos executivos anteriores. Mas, este executivo tem tido um comportamento exemplar, sabendo-se que, dentro das suas próprias limitações, tem atendido a todas as nossas ambições”.

De referir que, segundo o Jornal, a Câmara Municipal de Sabrosa lançou esta semana um conjunto de importantes de investimentos viários, como a qualificação da rede de estradas municipais, traduzida num investimento global superior a 400 mil euros.

Também a estrada de ligação a Cheires vai ficar mais segura, com a colocação de rails de protecção, tapete betuminoso e nova sinalética.
Está igualmente adjudicada a Variante que fica a poente de Parada do Pinhão, a melhoria dos acessos da EN 323 a Provesende, da EN 323 a S. Cristóvão do Douro e do acesso de Parada a Vilarinho de Parada.

Fonte: A Voz de Trás os Montes; 02-07-2009

Sem comentários: