domingo, 25 de janeiro de 2009

Construção do Novo Centro Escolar

Caracterizado por soluções inovadoras térmicas e acústicas com elevados índices de conforto e comodidade para os alunos, o imóvel que vai acolher o Centro Escolar de Sabrosa já está a ser construído nesta vila. O valor da obra ronda os dois milhões e cinquenta mil euros e tem um prazo de execução de 18 meses.

O presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Marques, considera “este equipamento fundamental”, uma vez que vai “proporcionar melhores condições” à comunidade escolar. “Não faz sentido que as crianças frequentem uma rede escolar caduca. Temos que apostar em instalações modernas, confortáveis e dimensionadas para as diversas actividades lectivas”, salienta o autarca. A área da educação é uma prioridade para a Câmara de Sabrosa, não fosse o seu presidente professor. “Educar, formar e qualificar são três funções preponderantes para as crianças e a comunidade deve empenhar-se nesse mesmo propósito”, acrescentou José Marques.

O Centro Escolar de Sabrosa, situado na zona do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, tem uma capacidade para acolher 266 alunos. Nele ficarão as crianças do concelho que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico e outras dos Jardins-de-infância de Sabrosa, Paços e freguesias envolventes.

O edifício de dois pisos será dotado com dez salas para o 1.º Ciclo, três para o Pré-escolar, salas de informática, gabinetes, um polivalente desportivo, um refeitório, uma biblioteca e um gabinete médico. A área total do empreendimento é de cerca de 9 700 m2, devendo a sua implantação ocupar perto de 1 400 m2. O seu espaço circundante destina-se para recreios, circulação, áreas verdes e aparcamento.

Contudo, é ao nível do conforto térmico e pormenores acústicos que o novo edifício terá algumas particularidades pioneiras que o transformarão num edifício energeticamente sustentável, semelhante ao “modelo nórdico”.

O novo Centro terá todas as condições para pessoas portadoras de deficiência.
A obra foi adjudicada à EDINORTE - Edifícios Nortenhos, S.A e deverá estar concluída em meados de 2010.


Fonte: in A Voz de Trás-os-Montes; 22-01-2009

Sem comentários: