segunda-feira, 28 de julho de 2008

Primeiro-Ministro visita Sabrosa

O Exmo. Sr. Primeiro-ministro, juntamente com o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações, deslocou-se a Sabrosa, juntamente com outros membros do governo, para proceder ao anúncio da abertura do concurso da variante da Estrada Nacional 322, que irá ligar São Martinho de Anta à A24.

Nas palavras de José Sócrates, “esta estrada é uma questão de justiça. Não podíamos ter uma sede do concelho com tantas dificuldades para se ligar à rede nacional de auto-estradas.Queremos tornar o país mais igual e reduzir as desigualdades”.

Para o presidente da Câmara, “não é apenas mais uma estrada, é um investimento estratégico, potenciador de novas oportunidades. Todo o plano estratégico do concelho assenta nesta obra”.

Perante as cerca de 2 centenas de pessoas que assistiram à cerimónia, José Marques, presidente deste município, aproveitou a ocasião para fazer também o lançamento do concurso público do Espaço Torga. Este projecto, assinado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura, está orçado em cerca de 1,7 milhões de euros, e, para que este sonho se torne finalmente realidade, o governante prometeu ajudar financeiramente para que a obra esteja pronta o mais rápido possível.

Mas as surpresas não se ficaram por aqui, no final da sua intervenção, José Sócrates, prometeu voltar a falar de Sabrosa nos próximos dias para nos dar noticias sobre Fernão de Magalhães, acabando, desta forma, com anos de polémicas sobre a naturalidade do responsável pela viagem de circum-navegação.

Apesar do já característico "show-off" do Exmo. Sr. Primeiro Ministro, a JSD de Sabrosa congratula-se com o lançamento de tão importantes obras, que por certo marcarão as gerações futuras, dada a sua importância.

Um dia, por certo, histórico para o futuro do nosso concelho.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Comunicado de Imprensa

Tendo em consideração o actual período de crise económica internacional, e que tem vindo a ter cada vez maiores repercussões em Portugal, particularmente impulsionadas pela inoperância da governação socialista, e tendo em conta que toda esta situação se reflecte também cada vez mais na nossa economia local, e particularmente na economia das nossas famílias, e tendo ainda como referência o actual período de candidaturas de acesso ao ensino superior, a Comissão Política da JSD de Sabrosa informa que se encontra a elaborar uma proposta, a apresentar ao Executivo Municipal, com o intuito de defender a criação de um programa de acção social que seja dirigido aos jovens estudantes do ensino superior do município, ou seja, a criação de uma Bolsa Municipal de Estudo para alunos do Ensino Superior.

Por entender que a juventude representa um importante papel na modernização da nossa comunidade, e considerando que o desenvolvimento de um concelho encontra-se intimamente ligado com a formação da sua população, a JSD não aceita, ou pelo menos sem o fazer notar, que possam existir neste concelho jovens que não frequentam, ou possam vir a frequentar, o ensino superior por dificuldades económicas do seu agregado familiar, estando condicionado o seu acesso de direito, por aproveitamento escolar e interesse pessoal, a uma educação condigna, que os realize pessoalmente, e que lhes explore, potencie e aproveite as suas próprias capacidades.

Assim sendo, e considerando que a aposta na educação é também uma das políticas mais importantes que um executivo municipal pode levar a cabo, bem como, a cada dia que passa a situação económica das famílias sabrosences se agrava, sendo cada vez mais difícil conseguir sustentar um filho que frequente o ensino superior, e ainda que é da competência da Câmara Municipal deliberar em matéria de acção social escolar, designadamente no que concerne à atribuição de auxílios económicos a estudantes carenciados, a Comissão Política da JSD de Sabrosa pretende trazer claramente este assunto para a agenda política local, por entender ser o período temporal adequado para o fazer, por entender ser um período crítico na vida económica das famílias sabrosences, e por entender, na medida em que os municípios visam a prossecução dos interesses próprios das respectivas populações, ser vital, a criação de medidas efectivas, que permitam, no caso em apreço, a melhoria das condições de vida da população sabrosence.

Nesse sentido, e a exemplo do que já é praticado por outros Municípios, a JSD de Sabrosa encontra-se a elaborar uma proposta a apresentar ao Executivo Municipal, junto do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, a curto prazo, onde defenda a criação e deixe claro o seu entendimento relativamente à medida, como medida facilitadora aos nossos jovens do acesso ao ensino superior, através da atribuição das referidas bolsas de estudo.

Sendo que a JSD reconhece o esforço feito pela autarquia local, no que diz respeito ao desenvolvimento concelhio, designadamente na área da educação e ensino, mas com maior intensidade noutros ciclos educativos, particularmente ao nível do Ensino Básico, e também ao nível do Ensino Secundário, também não gostaria de ver esquecidos os jovens estudantes do Ensino Superior do nosso concelho, e é com esse propósito que se propõe chamar a atenção a este assunto, que achamos de vital importância à população jovem local e que por certo merecerá a devida atenção.

sábado, 19 de julho de 2008

1ª ORANGE PARTY da JSD de Sabrosa


Vai decorrer no dia 2 de Agosto a primeira grande festa organizada pela JSD de Sabrosa para os seus militantes, simpatizantes e amigos em geral...

Esta realizar-se-à na Praia Fluvial de Vale Mendiz (Passadouro), e contará com um cartaz recheado de actividades, entre as quais se destacam as actividades aquáticas à tarde, a grande festa de som, e ainda o acampamento.

A JSD de Sabrosa espera que a diversão e o companheirismo reinem em mais uma actividade que suscita enormes expectativas.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Comunicado de Imprensa

A juventude de Sabrosa encontra-se, ao momento, a nível de política municipal, quer desmotivada, quer posta de lado, no que a decisões e participação políticas respeita.

Nesse sentido, e tal como tem vindo a ser defendido publicamente pela Comissão Política da JSD de Sabrosa, a juventude local vale bem mais do que aquilo que actualmente representa.

Por entender que a juventude sabrosence representa um forte capital de esperança, é talvez a maior interessada na definição de linhas estratégicas de política municipal de juventude, por possuir um inequívoco espírito de entrega e capacidade de trabalho, por ser a faixa etária mais irreverente, talvez com as maiores capacidades criativas, e pelo papel que representa como geradora de processos de mudança de mentalidades e de modernização da comunidade, a Comissão Política da JSD de Sabrosa alertou o Executivo Municipal, junto do seu Vice-Presidente, para a inexistência desta estrutura municipal, tendo inclusivamente apresentado a sua proposta de Regulamento para o Conselho Municipal da Juventude de Sabrosa.

Tendo ainda presentes as palavras de Sua Excelência, o Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, proferidas no âmbito das comemorações do dia 25 de Abril, relativas ao alheamento da juventude da política, pensamos, na JSD de Sabrosa, que só se conseguem mobilizar os jovens dando-lhes voz e fazendo-lhes sentir a necessidade do seu envolvimento nas tomadas de decisão.

A criação do CMJ permitiria, na nossa opinião, a criação de uma estrutura de excelência, ao nível da auscultação, informação e consulta ao nível da juventude local.

Nesse sentido defendemos a criação de um CMJ composto, entre outros que se venham a achar pertinentes, por representantes dos órgãos autárquicos, associação de estudantes do agrupamento vertical de escolas do município, organizações políticas de juventude e estruturas associativas que trabalhem com jovens, tais como organizações desportivas e culturais ou ainda organizações com intervenção de teor social.

A criação do CMJ levaria os jovens a exercerem o seu direito de cidadania, de uma forma mais participativa e empenhada, com o objectivo de compreender melhor as aspirações e os anseios dos jovens, ficando assim o executivo municipal habilitado a responder melhor aos anseios desta faixa da população municipal.

Nesse sentido, é com satisfação que a JSD de Sabrosa gostaria de comunicar que após o seu alerta junto do Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, este apelo mereceu resposta positiva por parte do mesmo, referindo que a breve prazo irá propor ao Executivo Municipal a criação do Conselho Municipal da Juventude, reconhecendo a importância que este pode trazer em termos de participação e contribuição da juventude.

De notar que o Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara, além de louvar a iniciativa da JSD, fez ainda questão de referir que a política municipal de juventude continua a ser uma das áreas prioritárias deste Executivo, sendo que um dos seus objectivos para esta área também passaria pela constituição do CMJ, daí que o alerta tenha sido considerado pelo mesmo muito pertinente, e tenha referido que este surge numa óptima altura.

Assim sendo, a Comissão Política da Juventude Social Democrata de Sabrosa aguarda, com expectativa, desenvolvimentos relativamente a esta matéria, sabendo que pelo menos a receptividade demonstrada pelo Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara é já um bom indício para que o Conselho Municipal da Juventude de Sabrosa possa ser uma realidade a curto prazo.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Comunicado de Imprensa

Decorreram no Sábado, dia 5 de Julho de 2008, as eleições para a Comissão Política e Mesa de Plenário da Juventude Social Democrata de Sabrosa.

Realizando-se com toda a normalidade, este acto eleitoral teve uma elevada participação por parte dos militantes locais, que não quiseram deixar de exercer o seu direito de voto, em mais uma grande manifestação de empenho e coesão da estrutura local.

Sendo supervisionado pela Comissão Política da Distrital de Vila Real da JSD, este acto eleitoral contou apenas com uma lista candidata, a Lista J, que concorria à Comissão e Mesa da JSD de Sabrosa, saindo do acto eleitoral, naturalmente eleitos, por unanimidade, os lideres da candidatura, respectivamente, Sérgio Barros, como Presidente da Mesa do Plenário, e Miguel Tuna, como Presidente da Comissão Política.

Tendo sido já definidas as áreas e modos de actuação desta candidatura, os eleitos preparam-se agora para começar a por em prática as medidas defendidas no seu manifesto eleitoral, e que vão ao encontro das bases programáticas já apresentadas.

Cumprido já, com esta eleição, um dos seus grandes propósitos, que era a recuperação da estrutura em Sabrosa, a recém-eleita Comissão Política da JSD de Sabrosa aposta forte na defesa dos interesses da juventude local, sem esquecer a comunidade sabrosence em geral.

Nesse sentido, a defesa de políticas que favoreçam os mais jovens deste concelho, são uma prioridade.

Outra das prioridades definidas, será o trabalho que a recém-eleita Comissão Política espera efectuar junto dos jovens, tradicionalmente alheios às questões políticas, defendendo os valores da cidadania e da participação democrática, de modo a que a juventude local possa estar a discutir os valores na política, e que se encontre motivada para o período eleitoral que se avizinha, em 2009.

Gostaríamos portanto de agradecer a todos os que participaram e possibilitaram a realização deste acto eleitoral.

sábado, 5 de julho de 2008

Lista J vencedora...

Após a realização do acto eleitoral, a Lista J saiu vencedora, por unanimidade.

Sendo que o acto eleitoral foi bastante participado, a Lista J congratula-se por poder por em práctica aquilo que havia idealizado como um projecto credível e responsável para a gestão dos destinos da Juventude Social Democrata de Sabrosa.

Agradece-se ainda publicamente a todos os apoiantes e simpatizantes desta candidatura, que não se esgota nos eleitos, mas sim espera e ambiciona representar e contar com todos os militantes da JSD de Sabrosa.

Eleições da JSD de Sabrosa

Realizam-se hoje, por volta das 19h, no Auditório Municipal, as eleições relativas à eleição da Mesa de Plenário e Comissão Política da Juventude Social Democrata de Sabrosa.

A Lista J-Rumo ao Futuro será obviamente candidata, apresentando candidatura respectivamente, à Mesa de Plenário e à Comissão Política.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Comunicado de Imprensa

A “Lista J – Rumo ao Futuro” apresentou no Sábado, dia 28 de Junho, a sua candidatura à JSD de Sabrosa.

Num fim de tarde claramente festivo, e tendo em conta as várias festividades e actividades a decorrer no concelho, a apresentação da Candidatura da Lista J à JSD de Sabrosa manteve a fasquia e apresentou-se em notório clima de festa e confraternização entre os presentes.

Numa cerimónia muito participada e animada, reinou o convívio e o debate político entre os presentes.

Contando com o apoio de inúmeros militantes da JSD local, bem como de alguns destacados militantes de outras secções da juventude social democrata do distrito, esta apresentação contou ainda com a presença de alguns dos mais ilustres e emblemáticos militantes do PSD de Sabrosa, que prontamente se disponibilizaram a apoiar esta candidatura, sendo que inclusivamente alguns fizeram uso da palavra de forma muito efusiva e solidária para com a actividade da JSD local, actividade que esta candidatura tem assumido na qualidade de Comissão Instaladora.

Apresentando como grandes motivações de candidatura, os princípios de cidadania que fazem os seus constituintes optar por uma postura activa e interventiva na comunidade e política locais, bem como a inexistência de tão importante estrutura representativa da juventude local, e tendo por base a matriz ideológica que estes defendem, foram apresentados os seus constituintes, quer da candidatura à Mesa de Plenário, quer da candidatura à Comissão Política, sendo que foram ainda apresentadas as bases programáticas para o mandato defendidas pela candidatura.

Tendo assumido como grandes linhas de orientação a intervenção social, a acção cultural, a acção desportiva, a comunicação, a informatização e o empreenderismo local, a candidatura definiu ainda o posicionamento que pretende assumir para a JSD local, como maior e mais interventiva estrutura política local.

Num evento, em termos políticos, extremamente construtivo, fizeram-se ouvir os candidatos à Mesa e Comissão Política da JSD de Sabrosa, bem como o Presidente da Comissão Política Distrital da JSD de Vila Real, Paulo Pimenta, e o Secretário Geral da JSD, João Montenegro.

Após a sua apresentação, a Lista J, candidata à Comissão e Mesa de Plenário da JSD de Sabrosa gostaria de agradecer publicamente a presença de todos, e em especial ao Secretário Geral da JSD, João Montenegro, destacando a enorme motivação que a presença de todos nos deu na prossecução dos nossos objectivos.

A candidatura Lista J – “Rumo ao Futuro”