segunda-feira, 22 de junho de 2009

Documentário sobre a JSD no programa "Portugal, meu Amor"

A Sic Radical lançou um documentário sobre os jovens e a política e acompanhou os trabalhos da JSD, entrevistanto o Presidente dos jovens sociais democratas, Pedro Rodrigues, e o Secretário-Geral, António Leitão Amaro.

O documentário, onde aparece ainda o líder da JS, foi realizado para o programa Portugal Meu Amor, que é emitido pela estação televisiva do grupo Impresa, e apresentado pelo jornalista Hugo Gonçalves.

Pedro Rodrigues e António Leitão Amaro explicam no documentário aquilo que consideram ser necessário para que os jovens não percam o gosto pela política.

Durante o vídeo, militantes da JSD aparecem mesmo no Largo do Rato, numa manifestação contra as más políticas do Governo.

O jornalista Hugo Gonçalves acompanha ainda o processo de recrutamento da JSD, nomeadamente a reunião final, em Lisboa, que os líderes da JSD tiveram com os numerosos jovens que foram seleccionados para o programa de voluntariado que os jovens sociais democratas lançaram e que é o primeiro do género colocado em vigor por um movimento político português.

"O objectivo é aproximar os jovens da política, mesmo que não sejam militantes", exclamou Pedro Rodrigues, quando questionado pelo jornalista da Sic Radical acerca dos propósitos do programa de estágios.

domingo, 21 de junho de 2009

Candidatura do PSD à autarquia

Segundo noticia a agência Lusa, a 19 de Junho de 2009, será ex-autarca socialista Milcíades Carvalho quem irá encabeçar as listas do PSD à Câmara Municipal de Sabrosa.

De acordo com notícia da mesma, existirá uma coligação PSD/CDS-PP no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, nas próximas eleições autárquicas, de acordo com anuncio de uma fonte da distrital social-democrata.

O médico Mílciades Carvalho, 57 anos, concorre às autárquicas deste ano como independente, proposto pelo Partido Social-Democrata.

Carvalho regressa agora à vida política, depois de ter sido presidente da Câmara de Sabrosa, eleito pelo PS, em dois mandatos seguidos, tendo perdido a autarquia em 1997 para o social-democrata Orlando Vaz.

Depois da derrota o médico optou por ir trabalhar para o Algarve, regressando a Sabrosa em Maio de 2008, segundo afirmou à Agência Lusa, por motivos pessoais e por ter sido convidado pela Comissão Política do PS de Sabrosa para concorrer pelo partido às autárquicas.

Mílcíades Carvalho afirmou que, na altura, contava com o apoio da concelhia e distrital socialistas.

No entanto, salientou, depois do que diz ter sido uma grande "cambalhota política", esse mesmo apoio do partido passou para o actual presidente da autarquia, José Marques, eleito há quatro anos por uma lista independente.

Embora José Marques ainda não o tenha afirmado publicamente, a Federação Distrital do PS de Vila Real já anunciou que o autarca vai encabeçar a lista socialista em Sabrosa.

Marques chegou a ser convidado também pelo PSD para encabeçar a lista social-democrata neste concelho tendo recusado.

Carvalho diz-se "magoado" com este "volte-face" e, por isso mesmo, resolveu avançar com a sua candidatura à autarquia, primeiro como independente, surgindo depois a possibilidade de encabeçar a coligação PSD/CDS-PP.

O médico referiu que já deixou de ser militante do PS e afirmou-se confiante numa vitória contra o actual presidente, mesmo reconhecendo que as próximas autárquicas em Sabrosa poderão confundir um pouco o eleitorado devido à troca de partidos.

José Marques, há quatro anos, tinha como número dois um social-democrata, que ainda é o vice-presidente da Câmara de Sabrosa.

"Acredito que vamos ganhar as eleições e até acredito que em causa vai estar a eleição do quarto vereador", afirmou Milcíades Carvalho à Lusa.

O executivo municipal de Sabrosa é composto por cinco vereadores.

Milcíades Carvalho considera que, depois de ter saído da câmara, "pouco foi feito pelo concelho", mas as principais críticas são dirigidas ao actual presidente a quem acusa de "não ter feito obra nenhuma" e de ter "hipotecado o futuro" da autarquia com uma dívida que "estima ascender aos 15 milhões de euros". Fonte: Expresso; 19 de Jun de 2009 citando Lusa; 19 de Jun de 2009.

terça-feira, 9 de junho de 2009

PSD vence eleições Europeias

Domingo, dia 7 de Junho de 2009, foi mais um grande dia para o PSD, que venceu as eleições para o parlamento europeu com 31, 7% dos votos e com 8 deputados eleitos. Já o PS ficou pelos 7 deputados e 26,6% dos votos. O Bloco de Esquerda soube no final da contagem que iria eleger 3 deputados e teve 10,73% dos votos. O PCP elegeu dois deputados com 10,66% dos votos e o CDS também 2 deputados com 8,37% dos votos.

A vitória torna-se ainda mais gratificante ao ter, também, correspondência nos resultados ao nível do nosso concelho, com uma vitória do PSD, com 43,48% dos votos. O PS registou apenas 31,58%, o CDS/PP 7,1%, PCP/PEV com 4,97% e o BE com 4,38%.

De notar que concelho de Sabrosa, a vitória é expressiva, tendo apenas o PSD perdido em apenas 3 das 14 freguesias do concelho, nas quais duas apenas pela margem mínima (2 a 5 votos), e ainda um empate na freguesia de Souto Maior.

Também um grande resultado, ao nível do PSD, no concelho de Sabrosa.

Felicitamos assim todos os eleitos para a representação Portuguesa no Parlamento Europeu, e em especial os eleitos do PSD, com particular relevância para o cabeça de lista, o Dr. Paulo Rangel.