sábado, 27 de setembro de 2008

Magalhães chega à sua terra natal

Esta terça feira chegaram ás escolas do 1º ciclo de 16 concelhos os primeiros quatro mil computadores portáteis Magalhães. O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, esteve na cerimónia de entrega no concelho de Sabrosa, terra natal do navegador Fernão de Magalhães, que deu o nome ao computador.

Inserido no programa e.escolinha, no quadro do Plano Tecnológico do Governo, o portátil Magalhães é um computador criado a pensar nas crianças, leve e resistente ao choque e aos líquidos, que chegou hoje às escolas nacionais.

A meta do governo é que em 2010 haja um computador por cada dois alunos.

Mas como a educação não se resume às novas tecnologias, o presidente da autarquia aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do concurso público para a construção do novo centro escolar. Fez ainda alusão pelo facto de Miguel Torga ser natural de Sabrosa, a várias citações da sua obra, onde o autor se congratula por ser conterrâneo de Fernão de Magalhães e lhe faz várias alusões positivas como navegador e como homem.

O Governo promete ainda portáteis Magalhães com ‘software’ adaptado a crianças com necessidades educativas especiais, já a partir de Outubro. Simbolicamente, José Marques, entregou à APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), um portátil Magalhães para que estes se insiram, como parte do projecto-piloto da adaptação dos Magalhães.

Fonte: in Noticias do Douro; 26-09-2008

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Comunicado de Imprensa

A Juventude Social Democrata de Sabrosa levou a cabo no dia 28 de Setembro de 2008 uma acção de rua, junto da comunidade jovem da Escola Secundária local.

Tendo por objectivo o estabelecimento de uma estreita relação com a juventude local, e seus problemas, foram sendo ouvidos os problemas que mais inquietam a juventude local, quer ao nível de política local, quer ao nível de política nacional, o que vai de acordo com o grande objectivo a que a mesma se havia proposto, ou seja, o de dar voz a comunidade jovem sabrosence, permitindo-se assim a mesma a poder dar uma resposta cada vez mais eficaz e fundamentada na concretização do mesmo.

Com o arranque de mais um ano lectivo a decorrer também na mesma semana, a Juventude Social Democrata de Sabrosa, aproveitou ainda para proceder à distribuição de uns folhetos informativos sobre a, também anunciada na mesma semana, política educativa para o ano lectivo de 2008/2009, pela Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
Com a distribuição dos mesmos, a JSD Sabrosa pretendeu informar os jovens estudantes sabrosences sobre as anunciadas 20 medidas de política educativa do Governo.

Nesse sentido, ficou claro que algumas das medidas mais polémicas do referido plano de acção também não merecem grande acolhimento por parte dos jovens locais, que ao encontro do que a própria JSD de Sabrosa considera, muito duvidam da referida “Discriminação positiva das escolas em maiores dificuldades”, dos reais objectivos da “Transferência de competências para as autarquias”, como modo de transferência de poderes à administração local, ou modo de transferência de problemas, ou redução do quadro de funcionários da administração central, que passam agora a ser tutelados pela administração local, ou mesmo da “Avaliação dos professores”, nos moldes em que a mesma tem sido discutida publicamente.

Digno de registo foi também a reacção verificada ao melhoramento da biblioteca, que os mesmos esperam, venha trazer um reforço de recursos literários disponíveis, e não seja apenas mais uma medida demagógica deste Governo.

A JSD aproveitou também para se referir, juntos dos jovens, às medidas de política educativa de âmbito local, divulgando também, junto dos mesmos, algumas das boas medidas que têm vindo a ser levadas a cabo pela Autarquia local, tendo sido referidas algumas das que se encontram em marcha, ou foram recentemente executadas.

Assim sendo, foram nomeadas medidas tais como a construção de uma creche por parte da Santa Casa da Misericórdia local, resolvendo este equipamento as graves lacunas existentes para este ciclo educacional, o melhoramento do parque escolar pré-primário, com remodelações em algumas das escolas do concelho, a remodelação do parque escolar relativo ao 1º Ciclo do Ensino Básico, com a construção a curto prazo do Pólo Educativo de Sabrosa, este previsto, na também recentemente aprovada, Carta Educativa Municipal, e a recentemente concluída construção de uma cozinha industrial, na antiga escola primária de Paradela de Guiães, cozinha esta que está já a servir refeições para todo o parque escolar do município.

Esta acção teve ainda a intenção de, tal como a JSD de Sabrosa tem vindo a defender, tentar motivar a juventude local para a discussão de temas de ordem política, não esquecendo a JSD local o tradicional alheamento político desta faixa de população, sendo que, tal como a mesma tem vindo a notar, foi evidente o crescente interesse que estes têm vindo a revelar por estes assuntos, facto pelo qual a JSD se congratula, esperando que, iniciativas como estas possam de facto contribuir, para uma maior participação cívica e política por parte dos jovens locais, nos actos eleitorais que se avizinham, no ano de 2009, período em que decorrem as eleições autárquicas, legislativas e europeias, e esse têm sido também um dos grandes objectivos da JSD de Sabrosa, e que para isso tem, com insistência, trabalhado, dado acreditar na força da participação e contribuição, e na capacidade criativa e geradora de processos de mudança de mentalidades e de modernização da comunidade, da juventude local.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

JSD de Sabrosa realiza acção de rua sobre Política Educativa

Realizou-se hoje, pela JSD de Sabrosa, uma acção de rua que consistiu na distribuição de uns folhetos sobre a Política Educativa deste Governo de José Socrates e Maria de Lurdes Rodrigues.

A mesma realizou-se no largo de entrada da Escola EB 2/3 Secundária Miguel Torga de Sabrosa.

Tendo explicado as suas posições sobre as 20 medidas de Política Educativa anunciadas pelo Ministério da Educação para este ano lectivo, a JSD local ouviu ainda as reacções dos jovens Sabrosences às mesmas...

Foram também referidas algumas das medidas de política educativa que estão a ser levadas a cabo no município, como exemplo de algumas medidas positivas.

Foram ainda escutadas as preocupações dos jovens sobre os assuntos em geral, bem como distribuidos alguns brindes alusivos à JSD...

A JSD congratula-se assim pelo sucesso de mais uma das suas já consideráveis iniciativas, dada a participação, entusiasmo e debate de ideias verificados nesta iniciativa.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Eleições na JSD

O líder da JSD, Pedro Rodrigues, propôs no dia 13, em Conselho Nacional, que teve lugar no Hotel da Costa da Caparica, a antecipação do Congresso Nacional dos jovens social-democratas para os dias 28,29 e 30 de Novembro de 2008, em Penafiel.

"O meu mandato só termina em Abril, mas considero que essa é uma altura para se discutir o País. O reforço da posição da JSD e a sua estratégia devem ser questões definidas antes desse período, assim como a eleição de novos órgãos", defendeu o líder da JSD em declarações ao CN.

Pedro Rodrigues manifestou ainda perante o Conselho Nacional a intenção de se recandidatar ao cargo de líder da juventude social-democrata.

Pedro Rodrigues é, desde 22 de Abril do ano passado, presidente da Comissão Política Nacional da JSD, eleito no XIX Congresso Nacional, que decorreu em Espinho. Sucedeu na altura a Daniel Fangueiro.
A eleição dos delegados ao congresso ocorrerá no dia 25 de Outubro de 2008.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Feira Quinhentista de Sabrosa

Como tem vindo a ser hábito de alguns anos para cá, decorrerá no Centro Histórico de Sabrosa, nos próximas dias 6 e 7 de Setembro, mais uma “Feira Quinhentista de Sabrosa”, sendo que este ano a temática em questão se refere com “Fernão de Magalhães e a volta ao Mundo”.


Contando com uma arruada de gaitas de foles, e apresentação do livro “Sabrosa da Serra ao Rio”, a feira contará com a interpretação de algumas peças, principalmente ligadas ao tema, e nas que se poderão observar alguns dos momentos mais marcantes da vida do navegador sabrosence.


Por certo uma boa iniciativa, digna de registo, e que merecerá uma visita, sendo agradável e a manter, a dinâmica que se tem criado à volta desta feira.